1º
Ano |
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Introdução a Filosofia – 72 h/a
Filosofia: entre o Mito e a Realidade. Ciência e Conhecimento. Sabedoria, ética e política. A busca de um conceito.
Questionar a realidade exercitando a formulação de problemas e desenvolvendo a capacidade para resolvê-los, utilizando-se, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando e verificando sua adequação
1.Início do Ano Letivo-Apresentação e dos objetivos da disciplina
2.Afinal o que é Filosofia?
3. Origem de Natureza da Filosofia:A questão do Mito e Filosofia.Algumas características da Filosofia.
4.Origem e Natureza da Filosofia:
5.Características do pensar Filosófico.
6.A filosofia na História. Principais temas da Filosofia:
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Sociologia – 36 h/a
Introduzir o educando no conhecimento da Antropologia como ciência da alteridade, ou seja, como uma ciência efetivamente humanista, comprometida com a valorização de todos os povos e culturas;
Discutir os impactos do uso de tecnologias nas sociedades contemporâneas a partir de uma leitura crítica da antropologia.
- Educação e mudança.
- O conhecimento e sua importância para o ser humano.
- A emergência da Antropologia no século XIX.
- Evolução do pensamento antropológico.
- Temas de Antropologia.
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História da Filosofia Antiga – 72 h/a A disciplina pretende sondar os aspectos gerais e basilares, bem como os principais temas/problemas relativos à filosofia grega e romana
- Do Mito à Filosofia
- Aspectos gerais: O que é a filosofia antiga?
- Pré-socráticos
- Sócrates e a Sofística
- Platão
- Aristóteles
- Período Helenístico
- Ética
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Psicologia Geral– 72 h/a
- Conhecer a psicologia como ciência, diferenciando-a do conhecimento do senso comum;
- Contribuir para o entendimento do ser humano, enquanto ser ativo, concreto, inserido no seu contexto histórico-social.
Entendimento do comportamento humano a partir das bases científicas da Psicologia; Atitudes favoráveis à avaliação do próprio comportamento.
1. Psicologia como ciência. 2. Relação da Psicologia com outras ciências. 3.Mecanismos psicológicos do ser humano: emoção, inteligência, motivação, sociabilidade, personalidade. 4.Comportamento normal e patológico. 5.Tratamentos e prevenção das doenças mentais.
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Antropologia Religiosa I – 36 h/a
Oferecer ao aluno noções e fundamentos básicos da antropologia, do discurso religioso e da teologia, articuladas com a iniciação à prática docente. Para que possa inserir-se no universo religioso, ampliar sua reflexão filosófico-teológica e confrontá-la, a partir da própria experiência do Transcendente, com os fundamentos da fé cristã sendo capaz de relacionar filosofia e teologia e abrindo-se para o ecumenismo e para o diálogo inter-religioso.
I – Antropologia
II – O Sagrado
III – O Fênomeno Religioso
IV – Conceito e natureza da teologia
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Sociologia e Cultura – 36 h/a
Introduzir o educando no conhecimento da Antropologia como ciência da alteridade, ou seja, como uma ciência efetivamente humanista, comprometida com a valorização de todos os povos e culturas;
Discutir os impactos do uso de tecnologias nas sociedades contemporâneas a partir de uma leitura crítica da antropologia.
1.Educação e mudança. 2.O conhecimento e sua importância para o ser humano. 3.A emergência da Antropologia no século XIX. 4.Evolução do pensamento antropológico.5. Temas de Antropologia.
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Metodologia Científica I - projeto – 36 h/a
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2º Ano |
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Antropologia Filosófica – 72 h/a
O curso de Antropologia filosófica desenvolve a reflexão, em duas partes, intrinsecamente vinculadas, sobre a identidade do ser humano. Essas partes são a abordagem fenomenológica e metafísica da pessoa humana. Reflete, também, sobre a antropologia de filósofos representativos de época.
Unidade I: A natureza da antropologia filosófica: Unidade II: A abordagem fenomenológica do homem Unidade III: A abordagem metafísica do homem:
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Didática – 72 h/a
Possibilitar ao aluno o conhecimento da didática e sua contribuição para a formação docente.
compreender a complexidade da função docente na sala de aula, enquanto mediadora no processo ensino aprendizagem e na formação da pessoa humana.
1.Didática, educação, escola e formação do professor de filosofia. 2.O processo ensino-aprendizagem: professor-aluno. 3.O planejamento da atividade docente. 4.Novas experiências em educação. 5.Principais teóricos: suas reflexões e propostas.
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Filosofia da Natureza – 36 h/a
Analisar os principais temas da filosofia da natureza desde a tradição aristotélica até a ciência contemporânea.
Analisar as diferentes concepções da natureza que envolvem a filosofia antiga, medieval, moderna, contemporânea, para estabelecer, finalmente um diálogo com os problemas mais recentes da física e da biologia.
1.Introdução. 2.Experiência fundamental do Ser-no-Mundo. 3.Natureza como mundo pensado. 4.Concepções da natureza: empiria, física, matemática, cosmologia filosófica. 5.Quantidade. 6.Movimento. 7.Espaço e Tempo. 8.Legalidade da natureza. 9.Substância e Acidente. 10.Natureza: origem e fins.
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Filosofia da Cultura – 36 h/a
A proposta do presente curso tem como justificativa a necessidade de se pensar a construção de um modelo de cultura apresentada a nós a partir do século XVIII, tendo como precursores os iluministas, e seus reflexos na sociedade contemporânea. Analisar estes contextos levando em conta e fundamentando as escolas filosóficas em que se situam tais autores Ao aprofundar tais temas espera-se contribuir na formação crítica do estudante de filosofia levando-o a uma melhor compreensão da sociedade contemporânea.
A estrutura do curso foi pensada em dois grandes eixos norteadores:
- O iluminismo e a construção de uma proposta para a cultura do final do século XVIII e XIX. Neste eixo, elegeu-se o estudo de Rouanet,com ênfase em Rousseau e seu contraponto em Kant. Após tal análise estudar o pensamento do século XIX tendo como pano de fundo o nacionalismo como fundamento das estruturas ideológicas e culturais.
- O século XX e as raízes de uma cultura: Entre a Modernidade e a pós-modernidade. Neste estudo espera-se um aprofundamento, a partir da leitura de Adorno e Scheler, das questões que envolvem a discussão da modernidade e a cultura pós-moderna (críticas e validade ou não do conceito)
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Problemas Metafísicos I – Ontologia – 72 h/a
A disciplina pretende sondar a proposta aristotélica de uma ciência do ser enquanto ser e sua repercussão ao longo da tradição ocidental. Analisa também alguns temas/problemas específicos da ontologia, como o problema da essência, do fundamento e da causalidade.
- Introdução: origem e definição da ontologia
- A construção da ontologia clássica
- Ontologia em Santo Tomás de Aquino
- Problemas ontológicos
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História da Filosofia Moderna – 72 h/a
Busca-se o desenvolvimento cooperativo e em estilo salesiano de uma compreensão crítica dos fundamentos últimos dos principais problemas e correntes do pensamento filosófico moderno, em vista da fundamentação de uma visão de mundo dialógica, pluralista e cristã, para responder as exigências da Ética da cidadania e da prática docente em transformação.
1.A modernidade em sua crítica a metafísica clássica e a reconstrução da morada humana.
2.Os filósofos renascentistas e a nova concepção da política da sociedade e do homem.
3.A nova imagem de Deus e os conflitos religiosos.
4.As novas ciências e as imagens do mundo.
5.As novas concepções do conhecimento e sua reestruturação da filosofia no racionalismo, empirismo e em Kant.
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3º Ano |
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Filosofia Social Política – 72 h/a
Analisar o fenômeno político na sua concepção filosófica e refletir sobre o papel da ação política nos tempos atuais.
Permitir ao estudante de filosofia uma leitura crítica da realidade social em que vivemos, para possibilitá-lo a perceber a necessidade de um compromisso real diante da exclusão social.
1.Ciência política e filosofia política: uma busca de definição e aproximação.
2.Teoria política e bem comum: da visão clássica ao pós-moderno.
3.Democracia e liberdade: conceitos e reflexões Estado Democrático e Estado Construído: a visão clássica e as discussões do contemporâneo.
4.A crise do Estado-Nação e a teoria da soberania em Hegel A Essência ausente do político em Heidegger.
- A filosofia política em Hanna Arendt.
- Exclusão social e os desafios políticos.
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Ética II – 72 h/a
A ética, a filosofia da ação, constitui uma das questões essenciais e perenes do conhecimento humano. O estudo da ética se impõe como necessidade, particularmente na contemporaneidade, do ordenamento, livre e conscientemente assumido, das relações e da realização do ser humano e da sociedade
O curso de Ética II reflete sobre os fundamentos de uma ética fundada na compreensão do ser humano como pessoa, aberta ao fim último correspondente à sua natureza, e sobre alguns problemas contemporâneos de ética especial.
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Filosofia da Linguagem – 72 h/a Busca-se o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema da linguagem ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental
Abordagem histórica da filosofia da linguagem: Platão, naturalismo e convencionolismo; Aristóteles, linguagem símbolo do real; A semântica de E.Husserl; A semântica de Frege, significação, denotação, sentido e teoria dos predicados; Rudolf Carnap, sintática e semântica; Wittgenstein, teoria da figuração e pragmática analítica; Austin, teoria dos atos de fala; Searle: teoria dos atos de fala II; Heidegger, pragmática existencial, H.G.Gadamer, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas. |
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Pensamento Social Cristão – 72 h/a
Estudam-se noções de economia e política econômica que darão base para o aprofundamento do pensamento social cristão. A partir de uma fundamentação racional e técnica da questão social, levando-se em conta princípios econômicos, políticos e sociais (iluminados pelos documentos sociais da Igreja), procura-se levar os alunos à elaboração de uma síntese de princípios que dêem sustentação à sua prática social como educadores e líderes sociais. I – A origem histórica da questão social II – Idéias e fundamentos da Justiça Social III – Ética Cristã IV – Corpo doutrinal da Doutrina Social da Igreja
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Filosofia da Educação II – 72 h/a
Evidenciar o referencial teórico-filosófico do campo educacional através da apresentação das principais correntes filosóficas que formam o eixo epistemológico da leitura em Educação;
- Evidenciar e elaborar um conceito de Educação;
- Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira;
Reflexão epistemológica-filosófica: elucidar as principais tendências filosóficas de leitura do fenômeno educativo. Discussão dos principais temas em educação, tendo como eixo a realidade brasileira e as correntes filosóficas contemporâneas.
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História da Filosofia III – 72 h/a
O conhecimento da História da Filosofia contemporânea é uma necessidade imprescindível para qualquer profissional de filosofia. Apresenta-se como condição de possibilidade para situar o pensamento e a reflexão filosófica de quem quer dizer algo ao nosso tempo, mesmo que através do estudo do pensamento clássico. É por tanto fundamental para um curso que se orienta para uma perspectiva de cultivo da Ética, Cidadania e cultiva o diálogo do clássico com o contemporâneo
Discussão metafísica e pós-metafísica da modernidade , o idealismo alemão e a razão moderna, o positivismo e o pragmatismo, a crítica marxista, Nietzsche, questionamento e o confronto com a razão moderna, a fenomenologia, personalismo e neo-tomismo, o estruturalismo e Foucault, a escola de Frankfurt, a ética do discurso e o agir comunicativo, o pensamento pós-moderno.
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Teodicéia – 36 h/a
Criar condições para que o aluno reflita sobre o problema de Deus, envolvendo a questão da crítica da metafísica pelo pensamento moderno, a fim de se fundamentar racionalmente a experiência religiosa
O curso de Teodicéia desenvolve reflexão sobre o problema de Deus quanto à sua existência, seus atributos e sua relação com o mundo. Criam-se condições, também, para a refexão, do ponto de vista filosófico, sobre sagrado, a religião e sua crítica, o ateísmo, a linguagem sobre Deus, a liberdade divina e a humana, o homem como “ícone” de Deus.
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Filosofia da Ciência – 72 h/a
Fazer com que o aluno compreenda o verdadeiro lugar que a ciência ocupa dentro das várias formas do conhecimento humano, seu alcance e limites; seu caráter de progresso e de falibilidade.
Oferecer condições para que o aluno domine as principais opiniões filosóficas sobre a natureza da ciência, bem como aprender a questionar a autoridade, quase que religiosa, alcançada pela ciência contemporânea.
1Introdução. 2.O problema da Ordenação e o conhecimento científico. 3.Indutivismo e o Problema da Indução. 4. Leis e Teorias . 5.O Falsificacionismo de Karl R. Popper. 6.Revoluções Científicas de Thomas Kuhn. 7.Programas de Pesquisa de Imre Lakatos. 8.Racionalismo e Relativismo. 9.Anarquismo de Paul Feyerabend. 10.Problemas da Ciência: instrumentalismo, verdade e correspondência, reações do Círculo de Viena, realidade, relatividade e ficções simbólicas.
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Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio – 36 h/a
A Escola é uma unidade dentro de um sistema mais amplo, ao qual está intimamente ligada, seja em termo estruturais ou funcionais. Assim sendo, não há como formar um professor/educador sem o conhecimento do sistema de ensino brasileiro, das incumbências de um estabelecimento de Ensino, das incumbências dos docentes e das políticas educacionais brasileiras dentro das exigências atuais para a educação.
Havendo a preocupação de estudar as novas diretrizes educacionais contextualizadas dentro da realidade atual (Nova Ordem Mundial), os primeiros temas partirão dos estudos e análises críticos do Mundo Neoliberal/Globalizado para a identificação das exigências educacionais para o século XXI. A partir da contextualização, conhecer e refletir a Política Educacional Brasileira para o século21 por meio das referências legais para a educação (CF, PNE, LDB, Pareceres CNE/CEB, ECA) e publicações institucionais. Todos esses conteúdos, constantemente atualizados (notícias educacionais do momento), possibilitarão a reflexão necessária para o comprometimento com a educação brasileira para o século XXI.
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