:: Disciplinas

1º Ano

Introdução a Filosofia – 72 h/a

Filosofia: entre o Mito e a Realidade. Ciência e Conhecimento. Sabedoria, ética e política. A busca de um conceito.

Questionar a realidade exercitando a formulação de problemas e desenvolvendo a capacidade para resolvê-los, utilizando-se, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando e verificando sua adequação

1.Início do Ano Letivo-Apresentação e dos objetivos da disciplina

2.Afinal o que é Filosofia?

3. Origem de Natureza da Filosofia:A questão do Mito e Filosofia.Algumas características da Filosofia.

4.Origem e Natureza da Filosofia:

5.Características do pensar Filosófico.

6.A filosofia na História. Principais temas da Filosofia:

 

Sociologia – 36 h/a

 Introduzir o educando no conhecimento da Antropologia como ciência da alteridade, ou seja, como uma ciência efetivamente humanista, comprometida com a valorização de todos os povos e culturas;

Discutir os impactos do uso de tecnologias nas sociedades contemporâneas a partir de uma leitura crítica da antropologia.

  • Educação e mudança.
  • O conhecimento e sua importância para o ser humano.
  • A emergência da Antropologia no século XIX.
  • Evolução do pensamento antropológico.
  • Temas de Antropologia.

História da Filosofia Antiga – 72 h/a

 A disciplina pretende sondar os aspectos gerais e basilares, bem como os principais temas/problemas relativos à filosofia grega e romana

  1. Do Mito à Filosofia
  2. Aspectos gerais: O que é a filosofia antiga?
  3. Pré-socráticos
  4. Sócrates e a Sofística
  5. Platão
  6. Aristóteles
  7. Período Helenístico
  8. Ética

Psicologia Geral– 72 h/a

  • Conhecer a psicologia como ciência, diferenciando-a do conhecimento do senso comum;
  • Contribuir para o entendimento do ser humano, enquanto ser ativo, concreto, inserido no seu contexto histórico-social.

Entendimento do comportamento humano a partir das bases científicas da Psicologia; Atitudes favoráveis à avaliação do próprio comportamento.

1. Psicologia como ciência. 2. Relação da Psicologia com outras ciências. 3.Mecanismos psicológicos do ser humano: emoção, inteligência, motivação, sociabilidade, personalidade. 4.Comportamento normal e patológico. 5.Tratamentos e prevenção das doenças mentais.


Antropologia Religiosa I – 36 h/a

Oferecer ao aluno noções e fundamentos básicos da antropologia, do discurso religioso e da teologia, articuladas com a iniciação à prática docente. Para que possa inserir-se no universo religioso, ampliar sua reflexão filosófico-teológica e confrontá-la, a partir da própria experiência do Transcendente, com os fundamentos da fé cristã sendo capaz de relacionar filosofia e teologia e abrindo-se para o ecumenismo e para o diálogo inter-religioso.

I – Antropologia

II – O Sagrado

III – O Fênomeno Religioso

IV – Conceito e natureza da teologia

 

Sociologia e Cultura – 36 h/a

 Introduzir o educando no conhecimento da Antropologia como ciência da alteridade, ou seja, como uma ciência efetivamente humanista, comprometida com a valorização de todos os povos e culturas;

Discutir os impactos do uso de tecnologias nas sociedades contemporâneas a partir de uma leitura crítica da antropologia.

1.Educação e mudança. 2.O conhecimento e sua importância para o ser humano. 3.A emergência da Antropologia no século XIX. 4.Evolução do pensamento antropológico.5. Temas de Antropologia.

 

Metodologia Científica I - projeto – 36 h/a


2º Ano
 

Antropologia Filosófica – 72 h/a

O curso de Antropologia filosófica desenvolve a reflexão, em duas partes, intrinsecamente vinculadas, sobre a identidade do ser humano. Essas partes são a abordagem fenomenológica e metafísica da pessoa humana. Reflete, também, sobre a antropologia de filósofos representativos de época.

Unidade I: A natureza da antropologia filosófica: Unidade II: A abordagem fenomenológica do homem Unidade III: A abordagem metafísica do homem:

 

Didática – 72 h/a

  Possibilitar ao aluno o conhecimento da didática e sua contribuição para a formação docente.

compreender a complexidade da função docente na sala de aula, enquanto mediadora no processo ensino aprendizagem e na formação da pessoa humana.

1.Didática, educação, escola e formação do professor de filosofia. 2.O processo ensino-aprendizagem: professor-aluno. 3.O planejamento da atividade docente. 4.Novas experiências em educação. 5.Principais teóricos: suas reflexões e propostas.

 

 

Filosofia da Natureza – 36 h/a

 Analisar os principais temas da filosofia da natureza desde a tradição aristotélica até a ciência contemporânea.

Analisar as diferentes concepções da natureza que envolvem a filosofia antiga, medieval, moderna, contemporânea, para estabelecer, finalmente um diálogo com os problemas mais recentes da física e da biologia.

1.Introdução. 2.Experiência fundamental do Ser-no-Mundo. 3.Natureza como mundo pensado. 4.Concepções da natureza: empiria, física, matemática, cosmologia filosófica. 5.Quantidade. 6.Movimento. 7.Espaço e Tempo. 8.Legalidade da natureza. 9.Substância e Acidente. 10.Natureza: origem e fins.

 

Filosofia da Cultura – 36 h/a

  A proposta do presente curso tem como justificativa a necessidade de se pensar a construção de um modelo de cultura apresentada a nós a partir do século XVIII, tendo como precursores os iluministas, e seus reflexos na sociedade contemporânea. Analisar estes contextos levando em conta e fundamentando as escolas filosóficas em que se situam tais autores Ao aprofundar tais temas espera-se contribuir na formação crítica do estudante de filosofia levando-o a uma melhor compreensão da sociedade contemporânea.

A estrutura do curso foi pensada em dois grandes eixos norteadores:

  • O iluminismo e a construção de uma proposta para a cultura do final do século XVIII e XIX. Neste eixo, elegeu-se o estudo de Rouanet,com ênfase em Rousseau e seu contraponto em Kant. Após tal análise estudar o pensamento do século XIX tendo como pano de fundo o nacionalismo como fundamento das estruturas ideológicas e culturais.
  • O século XX e as raízes de uma cultura: Entre a Modernidade e a pós-modernidade. Neste estudo espera-se um aprofundamento, a partir da leitura de Adorno e Scheler, das questões que envolvem a discussão da modernidade e a cultura pós-moderna (críticas e validade ou não do conceito)
 

Problemas Metafísicos I – Ontologia – 72 h/a

 A disciplina pretende sondar a proposta aristotélica de uma ciência do ser enquanto ser e sua repercussão ao longo da tradição ocidental. Analisa também alguns temas/problemas específicos da ontologia, como o problema da essência, do fundamento e da causalidade.

  1. Introdução: origem e definição da ontologia
  2. A construção da ontologia clássica
  3. Ontologia em Santo Tomás de Aquino
  4. Problemas ontológicos


 

História da Filosofia Moderna – 72 h/a

 Busca-se o desenvolvimento cooperativo e em estilo salesiano de uma compreensão crítica dos fundamentos últimos dos principais problemas e correntes do pensamento filosófico moderno, em vista da fundamentação de uma visão de mundo dialógica, pluralista e cristã, para responder as exigências da Ética da cidadania e da prática docente em transformação.

1.A modernidade em sua crítica a metafísica clássica e a reconstrução da morada humana.

2.Os filósofos renascentistas e a nova concepção da política da sociedade e do homem.

3.A nova imagem de Deus e os conflitos religiosos.

4.As novas ciências e as imagens do mundo.

5.As novas concepções do conhecimento e sua reestruturação da filosofia no racionalismo, empirismo e em Kant.

 

3º Ano

Filosofia Social Política – 72 h/a

 Analisar o fenômeno político na sua concepção filosófica e refletir sobre o papel da ação política nos tempos atuais.

Permitir ao estudante de filosofia uma leitura crítica da realidade social em que vivemos, para possibilitá-lo a perceber a necessidade de um compromisso real diante da exclusão social.

1.Ciência política e filosofia política: uma busca de definição e aproximação.

2.Teoria política e bem comum: da visão clássica ao pós-moderno.

3.Democracia e liberdade: conceitos e reflexões Estado Democrático e Estado Construído: a visão clássica e as discussões do contemporâneo.

4.A crise do Estado-Nação e a teoria da soberania em Hegel A Essência ausente do político em Heidegger.

  1. A filosofia política em Hanna Arendt.
  2. Exclusão social e os desafios políticos.

Ética II – 72 h/a

 A ética, a filosofia da ação, constitui uma das questões essenciais e perenes do conhecimento humano. O estudo da ética se impõe como necessidade, particularmente na contemporaneidade, do ordenamento, livre e conscientemente assumido, das relações e da realização do ser humano e da sociedade

O curso de Ética II reflete sobre os fundamentos de uma ética fundada na compreensão do ser humano como pessoa, aberta ao fim último correspondente à sua natureza, e sobre alguns problemas contemporâneos de ética especial.

Filosofia da Linguagem – 72 h/a

 Busca-se o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema da linguagem ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental

Abordagem histórica da filosofia da linguagem: Platão, naturalismo e convencionolismo; Aristóteles, linguagem símbolo do real; A semântica de E.Husserl; A semântica de Frege, significação, denotação, sentido e teoria dos predicados; Rudolf Carnap, sintática e semântica; Wittgenstein, teoria da figuração e pragmática analítica; Austin, teoria dos atos de fala; Searle: teoria dos atos de fala II; Heidegger, pragmática existencial, H.G.Gadamer, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas.

Pensamento Social Cristão – 72 h/a

 Estudam-se noções de economia e política econômica que darão base para o aprofundamento do pensamento social cristão. A partir de uma fundamentação racional e técnica da questão social, levando-se em conta princípios econômicos, políticos e sociais (iluminados pelos documentos sociais da Igreja), procura-se levar os alunos à elaboração de uma síntese de princípios que dêem sustentação à sua prática social como educadores e líderes sociais.

I – A origem histórica da questão social

II – Idéias e fundamentos da Justiça Social

III – Ética Cristã

IV – Corpo doutrinal da Doutrina Social da Igreja


Filosofia da Educação II – 72 h/a

Evidenciar o referencial teórico-filosófico do campo educacional através da apresentação das principais correntes filosóficas que formam o eixo epistemológico da leitura em Educação;

  • Evidenciar e elaborar um conceito de Educação;
  • Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira;

Reflexão epistemológica-filosófica: elucidar as principais tendências filosóficas de leitura do fenômeno educativo. Discussão dos principais temas em educação, tendo como eixo a realidade brasileira e as correntes filosóficas contemporâneas.

História da Filosofia III – 72 h/a

 O conhecimento da História da Filosofia contemporânea é uma necessidade imprescindível para qualquer profissional de filosofia. Apresenta-se como condição de possibilidade para situar o pensamento e a reflexão filosófica de quem quer dizer algo ao nosso tempo, mesmo que através do estudo do pensamento clássico. É por tanto fundamental para um curso que se orienta para uma perspectiva de cultivo da Ética, Cidadania e cultiva o diálogo do clássico com o contemporâneo

Discussão metafísica e pós-metafísica da modernidade , o idealismo alemão e a razão moderna, o positivismo e o pragmatismo, a crítica marxista, Nietzsche, questionamento e o confronto com a razão moderna, a fenomenologia, personalismo e neo-tomismo, o estruturalismo e Foucault, a escola de Frankfurt, a ética do discurso e o agir comunicativo, o pensamento pós-moderno.

Teodicéia – 36 h/a

 

Criar condições para que o aluno reflita sobre o problema de Deus, envolvendo a questão da crítica da metafísica pelo pensamento moderno, a fim de se fundamentar racionalmente a experiência religiosa

 O curso de Teodicéia desenvolve reflexão sobre o problema de Deus quanto à sua existência, seus atributos e sua relação com o mundo. Criam-se condições, também, para a refexão, do ponto de vista filosófico, sobre sagrado, a religião e sua crítica, o ateísmo, a linguagem sobre Deus, a liberdade divina e a humana, o homem como “ícone” de Deus.

Filosofia da Ciência – 72 h/a

  Fazer com que o aluno compreenda o verdadeiro lugar que a ciência ocupa dentro das várias formas do conhecimento humano, seu alcance e limites; seu caráter de progresso e de falibilidade.

Oferecer condições para que o aluno domine as principais opiniões filosóficas sobre a natureza da ciência, bem como aprender a questionar a autoridade, quase que religiosa, alcançada pela ciência contemporânea.

1Introdução. 2.O problema da Ordenação e o conhecimento científico. 3.Indutivismo e o Problema da Indução. 4. Leis e Teorias . 5.O Falsificacionismo de Karl R. Popper. 6.Revoluções Científicas de Thomas Kuhn. 7.Programas de Pesquisa de Imre Lakatos. 8.Racionalismo e Relativismo. 9.Anarquismo de Paul Feyerabend. 10.Problemas da Ciência: instrumentalismo, verdade e correspondência, reações do Círculo de Viena, realidade, relatividade e ficções simbólicas.


Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio – 36 h/a

 

A Escola é uma unidade dentro de um sistema mais amplo, ao qual está intimamente ligada, seja em termo estruturais ou funcionais. Assim sendo, não há como formar um professor/educador sem o conhecimento do sistema de ensino brasileiro, das incumbências de um estabelecimento de Ensino, das incumbências dos docentes e das políticas educacionais brasileiras dentro das exigências atuais para a educação.

Havendo a preocupação de estudar as novas diretrizes educacionais contextualizadas dentro da realidade atual (Nova Ordem Mundial), os primeiros temas partirão dos estudos e análises críticos do Mundo Neoliberal/Globalizado para a identificação das exigências educacionais para o século XXI. A partir da contextualização, conhecer e refletir a Política Educacional Brasileira para o século21 por meio das referências legais para a educação (CF, PNE, LDB, Pareceres CNE/CEB, ECA) e publicações institucionais. Todos esses conteúdos, constantemente atualizados (notícias educacionais do momento), possibilitarão a reflexão necessária para o comprometimento com a educação brasileira para o século XXI.

 


 
curso.filosofia@lo.unisal.br
(12) 3159-2033 #304