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Sumário dos Projetos de Síntese Filosófica
Prof.: Maurílio Camello

Aluno: Francis Wilian Santos
Tema: A felicidade como fundamentos da ética no pensamento de Aristóteles
Problema: Como para Aristóteles a felicidade é fundamento da Ética?
Hipótese: A felicidade é fundamento da Ética para Aristóteles enquanto implica a plena realização (o bem) de cada ser.

Aluno: Cicero Leiton Leite Bezerra
Tema: A linguagem originária enquanto morada do ser
Problema: Como em meio a facticidade e o domínio da técnica é possível uma linguagem originária?

Aluno: Carlos Alberto da Silva
Titulo: O ser justo em Aristóteles
Tema: O pensamento aristotélico numa perspectiva ético-política, tendo em vista a justiça.
Problema: Os parâmetros éticos e políticos de Aristóteles levam o ser humano a ser justo?
Hipótese: A justiça é a virtude da cidadania que orienta a convivência política e estabelece uma ética social.

Prof. Dr. Paulo César da Silva
Aluno: Igor da Silva França
Tema: A comunicação intersubjetiva contra a ideologia individualista contemporânea, segundo Emmanuel Mounier.
Problema: Por que as relações intersubjetivas se contrapõe ao individualismo contemporâneo?
Hipótese: A ideologia individualista leva-nos a consideração do ser humano como sendo simplesmente um indivíduo, portanto, isolado em si mesmo. Contrariamente, o ser humano acolhido como Pessoa é naturalmente chamado a ter com o próximo diálogo e aprofundamento na comunicação intersubjetiva, sendo esta uma experiência primordial de nossa existência.

Aluno: Gilberto dos Santos
Tema: A bioética frente ao pensamento personalista Woytiliano como contribuição à solução da crise da modernidade.
Problema: Como viver a modernidade nos dias de hoje, sem ferir os ferir os valores personalista do homem e nem torna-lo objeto
Hipótese: Mediante o pensamento personalista Woytiliano e os fundamentos e os avanços da bioética, o homem não é objeto, mas sim sujeito-pessoa que pertence a si mesmo.

Aluno: Manuel Messias de Oliveira
Tema: O personalismo de Emmanuel Mounier e a crise da Educação
Problema: Qual o fator predominante que origina a crise na educação contemporânea?
Hipótese: A crise na educação contemporânea tem seu fundamento na equivocada concepção de ser humano. A antropologia personalista de Emmanuel Mounier oferece elementos para a superação dessa crise.

Aluno: Manoel Vieira dos Santos
Tema: O Estado, como condutor racional da liberdade no Tratado - político de Espinosa.
Problema: Quais são os elementos apontados pelo autor que garantem a possibilidade de uma tal liberdade fundada no princípio da razão?
Hipótese: Há possibilidade de se promover tal liberdade, já que o objetivo do Estado é o crescimento, que depende da liberdade. Assim como, na metafísica, a Razão é a percepção da ordem nas coisas; na ética, o estabelecimento da ordem entre os desejos, assim, na política, ela é o estabelecimento da ordem entre os homens.

Aluno: Rodrigo Vieira Martins
Tema: A educação humanista em Jacques Maritain
Problema: Qual a finalidade da educação do homem na sociedade?
Hipótese: Segundo Maritain, a finalidade da educação do homem na sociedade é guiá-lo num dinamismo crescente, no qual se torne uma pessoa dotada de conhecimentos, de capacidade de julgar e virtudes morais.

Prof. Ms. José Marcos Mine Vanzella
Aluno: Anderson Bittar
Tema: O fenômeno do totalitarismo e o sentido da política segundo Hannah Arendt.
Problema: Como o fenômeno do totalitarismo se relaciona com o sentido da política, que é a liberdade no pensamento de Hanna Arendt?
Hipótese: O fenômeno do totalitarismo, pela negação da liberdade enquanto vida ativa, nega o sentido da política que é a própria liberdade. Sendo assim o sentido da política não pode ser um sistema totalitário, pois deixaria de ser livre e passaria a ter um sentido de déspota.

Aluno: Cristian Borges da Silva
Tema: Mito e Religião
Problema: O que difere Mito de Religião no contexto da Filosofia das Formas Simbólicas de Ernest Cassier
Hipótese: A religião difere do mito por um processo lento, gradativo, que é o resultado da tensão entre forças de conversão e de transição no interior do pensamento mítico. O mito explica suas crenças de uma forma emocional, já a religião usa o logos.

Aluno: Elizangela Chaves Dias
Tema: A “virada” da fenomenologia para a hermenêutica na questão do tempo de Martin Heidegger.
Problema: Como pensar a questão do tempo em Martin Heidegger?
Hipótese: O encobrimento da questão do tempo a partir da interpretação da physis por natureza e o desvelamento a partir do método fenomenológico como abertura de possibilidade para a hermenêutica do tempo segundo a ótica de Martin Heidegger.

Aluno: Evandro da Silva Santos
Tema: O conhecimento puro a priori em Immanuel Kant.
Problema: Como fundamentar o conhecimento puro a priori a partir de Kant?
Hipótese: A experiência é um conhecimento mediante percepção entre si, as categorias são condições da possibilidade da experiência; tendo a validade a priori relacionadas a todos os objetivos da experiência.

Aluno: Francisco Daniel dos Santos
Tema: A educação para liberdade e cidadania no pensamento de Hannah Arendt
Problema: Como a educação pode contribuir para a formação de um cidadão livre?
Hipótese: Na educação os seres nascem para o mundo e para a liberdade de pensamento e ação, condição para o cidadão livre.

Aluno: José de Menezes Costa
Tema: Rousseau e a educação centrada no indivíduo
Problema: Como seu modelo educacional pretende desenvolver o indivíduo?
Hipótese: Através de uma educação voltada ao desenvolvimento dos sentimentos positivos.

Aluno: Renan Rangel dos Santos Pereira
Tema: A necessidade de promover a inclusão do outro como pessoa vista na sua integralidade.
Problema: Como despertar essa necessidade de inclusão da pessoa vista na integralidade?
Hipótese: É necessário promover a inclusão do outro na sua integralidade de pessoa humana promovendo a possibilidade de diálogo com o mundo numa posição simétrica entre os homens.

Aluno: Maurício Fernando Martinatti Rodrigues
Tema: O pensamento crítico de Adorno e o desenvolvimento da biotecnologia manipulado pela industria cultural.
Problema: qual a contribuição da crítica de Adorno na reorientação do desenvolvimento da biotecnologia, no sentido da emancipação da indústria Cultural?
Hipótese: A emancipação da Industria Cultural como reorientação do desenvolvimento da biotecnologia pelo pensamento crítico de Adorno.

Aluno: Ivan Tomasetto
Tema: O problema da influência da tecnologia nas decisões sócio-políticas segundo o pensamento de Jürgen Habermas.
Problema: Como evitar a transferência de decisões sócio-política do campo da ética para o âmbito da técnica?
Hipótese: É possível evitar a transferência de decisões sócio-políticas, do campo da ética, para o âmbito da técnica, mediante a organização da responsabilidade ético-política, através de uma fundamentação da ética e de ampla teoria da sociedade, baseada na teoria do agir comunicativo.

Aluno: José Alberto Luna Cavalcante
Tema: A liberdade no pensamento de Sartre.
Problema: Como essência do homem é pensada enquanto liberdade no pensamento de Sartre.
Hipótese: A essência do homem é a liberdade. E como constitutivo último a liberdade não tem limites, não esta vinculada a nenhuma lei moral exterior, sua única norma é ela mesma.

Aluno: Samuel Abdala Nascimento
Tema: A crítica de Karl Popper ao processo indutivo.
Problema: Popper conseguir superar o problema levantado por Hume, com relação a indução?
Hipótese: Popper com o método de falseamento conseguiu dar resposta satisfatória ao problema da indução levantado por Hume.

Aluno: Tales Fernando de Araújo
Tema: A valorização do educando como pessoa a partir de Paulo Freire.
Problema: Como propor a partir de Paulo Freire, uma educação que seja capaz de valorizar o educando como pessoa.
Hipótese: Para Paulo Freire é possível fazer um caminho de libertação da pessoa em sua realidade concreta, tomando consciência de quem é e dos compromissos ele deve assumir enquanto pessoa e cidadão.

Aluno: Tiago Cunha Fernandes
Tema: Deleuze e a não-filosofia. A relação da filosofia deleuziana com autores e textos que escapam da história da filosofia
Problema: Porque Deleuze insiste na criação de conceitos em forma de encontros, evoluções a-paralelas, e não pelos caminhos da recognição, interpretação, representação; para ele marcadores de poder?
Hipótese: Uma imagem do pensamento, chamada filosofia, constitui-se historicamente e impede as pessoas de pensarem.

Aluno: Tiago Fernandes Alves da Silva
Tema: O pensar consciente, na comunidade de investigação filosófica, como instrumento de integridade humana.
Problema: Como na concepção de Matthew Lipman, é possível conceber um pensar consciente, na comunidade de investigação filosófica, como instrumento de integralidade humana?
Hipótese: Na concepção de Mathew Lipman é possível conceber um pensar consciente, a partir da comunidade de investigação filosófica, como instrumento educativo de integridade humana. O conceito de comunidade de investigação filosófica envolve a necessidade de um espaço educacional onde os envolvidos se sintam membros de uma comunidade, onde possam apossar-se de idéias conjuntamente, construir sobre as idéias dos outros, pensar com autonomia explorando suas pressuposições e possam trazer para suas vidas a percepção do que é descobrir, inventar, analisar e criticar conjuntamente.

Aluno: Ricardo Gaspar Vieira
Tema: Análise das esferas pública e privada segundo Hannah Arendt.
Problema: Qual a distinção entre a esfera da vida pública e a esfera da vida privada.
Hipótese: A distinção entre uma esfera de vida pública e uma vida privada corresponde a existência das esferas da política e da família como entidades diferentes e separadas, pelo menos desde o surgimento da antiga cidade estado.

Aluno: José Sérgio dos Santos de Oliveira
Tema: A crise ecológica e o fundamento de uma ética do cuidado, frente o homem e a natureza.
Problema: Como Leonardo Boff fundamenta uma Ética do cuidado frente à natureza e ao homem para superar a crise ecológica?
Hipótese: Leonardo Boff fundamenta uma Ética do cuidado frente a natureza e ao homem a partir de uma concepção ecológica que implica uma ontologia de abertura ao ser.

Prof. Ms. Rúbens Godoy Sampaio
Aluno: Ismael Barbosa Ribeiro
Tema: Pressuposto Antropológico da ética em Lima Vaz.
Problema: Quais os pressupostos antropológicos da ética segundo Lima Vaz?
Hipótese: Segundo Lima Vaz, o agir ético pressupõe uma antropologia integral articulada com a ética.

Aluno: Rogério Moreira Penna
Tema: A ética como elemento formador do bom caráter do homem em Aristóteles.
Problema: Como a ética contribui para a formação do bom caráter do homem?
Hipótese: A ética como ciência do ethos, contribui para a formação do bom caráter do homem pelo conhecimento e cultivo do bom hábito.

PROJETOS DE MONOGRAFIA - 2º ANO
Prof. Ms. José Marcos Miné Vanzella
Aluno: Adailton Cruz de Jesus
Tema: Justiça em Aristóteles

Aluno: José Carlos Souza da Silva
Tema: O filósofo como médico da civilização frente ao problema da verdade.

Aluno: Rogério Moreira Penna
Tema: O rompimento do conceito metafísico em Kant

Aluno: Matheus Carvalho F. de Almeida
Tema: Jogos de linguagem em Wittgenstein

Aluno: Anderson Vieira de Carvalho
Tema: A libertação do ser Humano de sua coisificação

Prof. Dr. Paulo César da Silva
Aluno: Durvano Aparecido Dourado Porto
Tema: A Pessoa em Karol Wojtyla

Aluno: Alexandro Soares Antal
Tema: A visão de pessoa como um todo em Manuel Mounier

Aluno: André Luiz de Azevedo
Tema: A Pessoa em Mounier

Aluno: Leandro Justino da Silva
Tema: Compreensão do ser humano em Karol Wojtyla

Aluno: Mauro Rodrigues da Silva
Tema: Ética: compreensão de paz ou a não-guerra em Kant

Aluno: Daniel Luís da Encarnação
Tema: A Liberdade em Agostinho

Aluno: José Jânio da Silva
Tema: A realização da pessoa segundo o personalismo de Mounier

Prof. Ms. Rubens Godoy Sampaio
Aluno: Ervane Benedito de Souza
Tema: A realização do Henrique Lima Vaz

Prof. Ms. José Benedito de Almeida Júnior
Aluno: Daniel Aparecido Soares de Campos
Tema: A natureza política de Maquiavel

Aluno: Francisco Cleyton Antonio
Tema: O conceito de humanidade em Nietzsche (como forma de auto-negação) frente ao niilismo.

Aluno: Robinson Jorge da Silva
Tema: Morte e pessimismo em Schopenaauer

Aluno: José Ricardo da Silva
Tema: O homem no estado de natureza segundo Jean Jacques Rousseau

Prof. Ms. Rubens Godoy Sampaio
Aluno: Ervane Benedito de Souza
Tema: A realização do Henrique Lima Vaz

Prof. Dr. Maurílio de Oliveira Camello
Aluno: Celso Marcolino da Silva Lopes
Tema: O homem e o ser supremo segundo Aristóteles

Aluno: José Carlos Mathias
Tema: A possibilidade do conhecimento na imortalidade da alma

Aluno: Alexsander P. da Silva Fortes
Tema: Verdade, Amor e Beatitude em São Tomás de Aquino

Aluno: Maycon César Velozo Danziger
Tema: A razão pura na compreensão da metafísica, segundo Kant

Aluno: João Paulo Bastos
Tema: O mal em Santo Agostinho

Prof. Ms. Rubens Godoy Sampaio
Aluno: Ervane Benedito de Souza
Tema: A realização do Henrique Lima Vaz

Prof. Esp. José Rogério de Oliveira
Aluno: Glauco Félix Teixeira Landin
Tema: "O cidadão segundo Jürgen Habermas"

PROJETOS DE ESTÁGIO TERCEIRO ANO
 

Nomes: Anderson Bittar
Mauricio Fernando Martinatti
Francisco Daniel dos Santos
Tema: A valorização da pessoa do excepcional para construção da comunidade de pessoas - segundo Emmanuel Mounier
Escola: E.E Arnolfo de Azevedo - Lorena/SP

Nomes: Carlos Alberto da Silva
Rodrigo Vieira Martins
Tales Fernando de Araújo
Tema: Sobre Grêmio Estudantil
Escola: E.E. Arnolfo de Azevedo - Lorena/SP

Nome: Fernando Nascimento
Tema: Política em Aristóteles. Uma tentativa de resposta à política
Escola: Arnolfo Azevedo

Nome: Cristian Borges da Silva
Tema: Possibilidades e limites da escola na formação moral dos alunos
Escola: E. E. Miquelina Cartolano - Lorena/SP

Nomes: Evando da Silva Santos
Manuel Messias de Oliveira
Tema: O personalismo de Emmanuel Mounier e a crise da educação
Escola: E.E Arnolfo de Azevedo - Lorena/SP

Nomes: Igor da Silva França
Ivan Tomasetto
Ricardo Gaspar Vieira
Tema: Educação para a ética - no âmbito do Sistema Preventivo de Dom Bosco
Escola: Colégio Salesiano São Joaquim - Lorena/SP

Nomes: Renan Rangel dos Santos Pereira
Ismael Barbosa Ribeiro
Tema: A necessidade de promover a inclusão do outro
Escola: E.E.Américo Alves - Aparecida/SP
Nomes: Francis Willian Santos
José Sergio dos Santos de Oliveira
Tema: O ser humano em busca da paz
Escola: E.E.Américo Alves - Aparecida/SP

Nomes: Cícero Leilton Leite Bezzerra
José de Menezes Costa
José Alberto Luna Cavalcante
Tema: A ética do cuidado em Martin Heidegger, como uma possibilidade para melhorar as relações humanas.
Escola: E.E. Gabriel Prestes

Nomes: Manoel Vieira dos Santos
Samuel Abdala Nascimento
Tema: Preconceito e igualdade social
Escola: E. E. Padre Carlos Leôncio da Silva - Lorena/SP

Nomes: Elizângela Chaves Dias
Tema: A ética do cuidado
Escola: E. E. Professor José Félix - Potim/SP

Nomes: Tiago Fernandes Alves da Silva
Tema: A pedagogia da comunidade de investigação filosófica, como instrumento de integridade humana.
Escola: E. E. Coronel Horta - Lavrinhas/SP

Nomes: Raikman Alkmin Siqueira
Tema: A crítica de Nietzsche contra a formação técnica dos estabelecimentos de ensino
Escola: SAAD

PROJETOS DE ESTÁGIO SEGUNDO ANO
Professores Supervisores:
Pe. Roque Luiz Sibioni
José Rogério de Oliveira

Nomes: Anderson Vieira de Carvalho
José Jânio da Silva
Tema: Orientação vocacional: Fundamentação Teórica em Emmanuel Mounier
Escola: E.E Arnolfo de Azevedo - Lorena/SP

Nomes: Alexandro Soares Antal
Glauco Felix Teixeira Landin
Tema: Grêmio Estudantil
Escola: E. E. Regina Bartelega - Lorena/SP

Nomes: Francisco Clayton Antonio
Carlos Alexandre Rodrigues (3º. ano)
Tema: A exclusão social e o desafio educacional em Dermeval Saviani
Escola: E. E. Américo Alves - Aparecida/SP

Nome: Malaquias Antero Justino
Tema: Não forneceu informação.
Escola: José Santana de Castro (CEETPS) - Cruzeiro/SP

Nomes: Celso Marcolino da Silva Lopes
Leandro Justino da Silva
Robinson Jorge da Silva
Tema: “Por uma ética de solidariedade e paz” A partir do pensamento de Karol Wotyla
Escola: Estadual “Gabriel Prestes”

Nomes: Adailton Cruz de Jesus
Alexsander Pereira da Silva Fortes
Tema: “Educar para a solidariedade promovendo a paz”A partir do pensamento de Jung Mo Sung
Escola: Estadual “Pe. Carlos Leôncio da Silva”

Nomes: José Carlos Souza da Silva
José Ricardo da Silva
Tema: “A importância da cidadania para o aluno” Aristóteles
Escola: Estadual “Pe. Carlos Leôncio da Silva

Nomes: Daniel Luis da Encarnação
João Paulo Bastos
Maycon César V. Danziger
Tema: A integração social na relação aluno-professor, de acordo com o pensamento platônico.
Escola: Estadual Professor Murillo do Amaral

Nome: André Luiz de Azevedo
Tema: Em rumo a Pessoa (Emmanuel Mounier)
Escola: Arnolfo Azevedo

Nomes:Daniel Ap. Soares de Campos
Durvano Ap. Dourado Porto
Ervane Benedito de Souza
Tema: Valores na contemporaneidade (Karol Wotyla/Lima Vaz
Escola: André Broca

Nomes: Jefferson dos Santos Marcondes Leite
Rogério Moreira Penna
Tema: A ética como elemento formador do bom caráter do homem em Aristóteles
Escola: E.T.E. João Gomes de Araújo

Nomes: Celso Marcolino da Silva Lopes
Leandro Justino da Silva
Robinson Jorge da Silva
Tema: “Por uma ética de solidariedade e paz” A partir do pensamento de Karol Wotyla
Escola: Estadual “Gabriel Prestes”

Nomes: Adailton Cruz de Jesus
Alexsander Pereira da Silva Fortes
Tema: “Educar para a solidariedade promovendo a paz”A partir do pensamento de Jung Mo Sung
Escola: Estadual “Pe. Carlos Leôncio da Silva”

Nomes:José Carlos Souza da Silva
José Ricardo da Silva
Tema: “A importância da cidadania para o aluno” Aristóteles
Escola: Estadual “Pe. Carlos Leôncio da Silva

Nomes: Daniel Luis da Encarnação
João Paulo Bastos
Maycon César V. Danziger
Tema: A integração social na relação aluno-professor, de acordo com o pensamento platônico.
Escola: Estadual Professor Murillo do Amaral

Nome: André Luiz de Azevedo
Tema: Em rumo a Pessoa (Emmanuel Mounier)
Escola: Arnolfo Azevedo

Nomes: Daniel Ap. Soares de Campos
Durvano Ap. Dourado Porto
Ervane Benedito de Souza
Tema: Valores na contemporaneidade (Karol Wotyla/Lima Vaz
Escola: André Broca

Nomes:Jefferson dos Santos Marcondes Leite
Rogério Moreira Penna
Tema: A ética como elemento formador do bom caráter do homem em Aristóteles
Escola: E.T.E. João Gomes de Araújo

 

 
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