:: Extensão

Ética e Cidadania

Justificativa:
A importância de focalizar aspectos gerais da instituição ou onde esteja explícita a problemática ética, e neste contexto inserir o estudo e a atuação do filósofo, no tratamento das questões éticas e (ou) na Filosofia da Educação Social, indagando sobre os pressupostos filosóficos da cidadania e suas articulações na comunidade.

Objetivos gerais:
• Visa articular a formação teórica e prática
• Fomentar projetos de reflexão filosófica

Objetivos específicos:
• Colaborar com projetos da instituição: Liberdade assistida e plantão social
• Aplicar a técnica da filosofia para as crianças aprenderem a pensar em projetos de resgate da cidadania

Público-Alvo:
Crianças e Adolescentes do Projeto Vida Melhor- Provim- Lorena

Desenvolvimento:
Áreas de Estudo:
Domínio da “linguagem – mundo” e cidadania
Fundamentos da sociabilidade e meio ambiente
Transparência e democracia nas relações sociais

Possíveis Temas a serem abordados:
Arte, Cultura, Drogas, Educação, Esporte, Família- Namoro/ Casamento, Meio Ambiente, Pessoa Humana, Política, Religião, Sexualidade , Trabalho, Violência,...

Possíveis Atividades:
Leituras de notícias
Pesquisa
Debates e palestras
Oficinas de teatro e música
Passeios
Orientações
Atividades Pastorais

O programa de atividades deve estabelecer o tempo de “ 40 horas” , onde o universitário contempla os momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação do trabalho, junto à instituição.

Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização da documentação no Brasil; Rio de Janeiro IBBD 2002.
DEMO, Pedro, Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo, ed. Atlas, 2ª ed., 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 5 ed. 2002
FAZENDA,Ivani(org.) Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo:Cortez,
1991.
GALLO. Ética e Cidadania; caminhos da Filosofia. Campinas:Papirus, 1994
GIL, Antônio C., Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, ed. Atlas, 3ª ed., 1998 - 160 pp.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez, 22 ed. 2002.
VEIGA, Ilma Alencastro. Repensando a Didática. Campinas: Papirus,1989.


 

 


 
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