Justificativa:
A importância de focalizar aspectos gerais da instituição
ou onde esteja explícita a problemática ética,
e neste contexto inserir o estudo e a atuação
do filósofo, no tratamento das questões éticas
e (ou) na Filosofia da Educação Social, indagando
sobre os pressupostos filosóficos da cidadania e suas
articulações na comunidade.
Objetivos gerais:
• Visa articular a formação teórica
e prática
• Fomentar projetos de reflexão filosófica
Objetivos específicos:
• Colaborar com projetos da instituição:
Liberdade assistida e plantão social
• Aplicar a técnica da filosofia para as crianças
aprenderem a pensar em projetos de resgate da cidadania
Público-Alvo:
Crianças e Adolescentes do Projeto Vida Melhor- Provim-
Lorena
Desenvolvimento:
Áreas de Estudo:
Domínio da “linguagem – mundo” e cidadania
Fundamentos da sociabilidade e meio ambiente
Transparência e democracia nas relações
sociais
Possíveis
Temas a serem abordados:
Arte, Cultura, Drogas, Educação, Esporte, Família-
Namoro/ Casamento, Meio Ambiente, Pessoa Humana, Política,
Religião, Sexualidade , Trabalho, Violência,...
Possíveis Atividades:
Leituras de notícias
Pesquisa
Debates e palestras
Oficinas de teatro e música
Passeios
Orientações
Atividades Pastorais
O programa de atividades deve
estabelecer o tempo de “ 40 horas” , onde o universitário
contempla os momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação
do trabalho, junto à instituição.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização
da documentação no Brasil; Rio de Janeiro IBBD
2002.
DEMO, Pedro, Introdução à Metodologia da
Ciência. São Paulo, ed. Atlas, 2ª ed., 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento.
Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de
Janeiro, Tempo Brasileiro, 5 ed. 2002
FAZENDA,Ivani(org.) Práticas interdisciplinares na escola.
São Paulo:Cortez,
1991.
GALLO. Ética e Cidadania; caminhos da Filosofia. Campinas:Papirus,
1994
GIL, Antônio C., Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São
Paulo, ed. Atlas, 3ª ed., 1998 - 160 pp.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.
São Paulo, Cortez, 22 ed. 2002.
VEIGA, Ilma Alencastro. Repensando a Didática. Campinas:
Papirus,1989.