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SUMÁRIO DOS PROJETOS DE SÍNTESE FILOSÓFICA

Prof.: Dr. Paulo César da Silva

Nome: Adailton Cruz de Jesus

Tema: A felicidade humana segundo Aristóteles

Problema: É possível alcançar a felicidade, conforme o pensamento de Aristóteles?

Hipótese: É possível alcançar a felicidade, conforme o pensamento de Aristóteles, na medida em que o ser humano vive uma vida virtuosa.

 

Nome: Celso Marcolino da Silva Lopes

Tema: O télos humano no pensamento aristotélico.

Problema:Como Aristóteles trata a questão do fim último do homem, a saber a felicidade - eudaimonia?

Hipótese: O ser humano busca seu fim último - télos, que é a felicidade – eudaimonia, vivendo racionalmente segundo a virtude – Arete, meio termo entre ações opostas, que depende do juízo da razão e da justiça.


Nome: Durvano Aparecido Dourado Porto

Tema: Ação e participação da pessoa em Karol Wojtyla.

Problema: Como a ação e participação podem contribuir para que o ser da pessoa se realize individual e comunitariamente?

Hipótese: A pessoa se realiza na ação e participação que é ser pessoa junto com os outros.

 

Nome: José Carlos Mathias

Tema: A questão antropológica na perspectiva platônica.

Problema: Qual a contribuição de Platão para que o ser humano compreenda-se a si próprio.

Hipótese: A estrutura do ser humano se afirma, fundamentalmente, na alma imortal que indica seu fim último transcendente.

 

Nome: Leandro Justino da Silva

Tema: A pessoa e o bem comum.

Problema: Como Karol Wojtyla compreende o ser humano pessoa e sua contribuição para o bem comum.

Hipótese: No pensamento wojtyliano, o ser humano é compreendido como pessoa, cujos elementos constituintes são a consciência, a vontade livre, a capacidade de autotranscendência e de integração dos diversos dinamismos presentes no homem e a capacidade de participação, quando exercita o seu ser pessoa, junto com os outros, o que possibilita uma renúncia ao bem individual visando o bem comunitário pela participação.

 

Nome: Mauro Rodrigues da Silva

Tema: A educação humanista em Jacques Maritain como contribuição no combate ao preconceito racial

Problema: Qual o papel fundamental da educação humanista no combate ao preconceito racial?

Hipótese: O preconceito racial é um atentado à dignidade humana, e a educação humanista vem para contribuir com esta idéia, pois, para Jacques Maritain a educação consiste em formar o homem para atingir sua plenitude, desenvolvendo-se como pessoa dotada de conhecimentos e de virtudes morais.

 

Nome: Robinson Jorge da Silva

Tema: A morte no pensamento de Sören Kierkegaard.

Problema: O desespero humano – morte – é uma condição meramente humana e, por si, existencial. Como o homem dá a remota superação de tal desespero no pensamento existencialista kierkegaardiano?

Hipótese: Segundo Kierkegaard, filósofo com bases no cristianismo e precursor do existencialismo, pode-se afirmar que essa consciência que causa o desespero, nos põe na condição superior ao animal, no caso, o cristão, consciente de sua doença – desespero – morte – é um homem superior por saber que a morte física não é a verdadeira morte.

 

Prof.: Dr. José Marcos Miné Vanzella

Nome: Alexsander Pereira da Silva Fortes

Tema: A educação democrática em Rousseau

Problema: Como educar democraticamente o homem segundo Rousseau?

Hipótese: Para se educar democraticamente o homem segundo Rousseau é necessário uma educação libertária centrada no indivíduo.

 

Nome: Alexandro Soares Antal

Tema: A moda e o pensamento da sociedade segundo Gilles Lipovetsky.

Problema: Como a moda pode influenciar o pensar da sociedade moderna, segundo Gilles Lipovetsky?

Hipótese: A moda influencia o pensar da sociedade moderna através dos MCS, levando as pessoas a viver só pelo poder da dedução, o que leva à amargura e à falta de sentido.

 

Nome: Anderson Vieira de Carvalho

Tema: A alienação da consciência crítica através da indústria cultural no pensamento de Adorno.

Problema: De que forma a indústria cultural pode gerar a alienação da consciência crítica das pessoas?

Hipótese: A indústria cultural, manipulada pela racionalidade instrumental, através da geração de uma falsa sensação de liberdade, determina a ideologia dominante do consumo como modelo a ser seguido, narcotizando assim a consciência crítica das pessoas.

 

Nome: Daniel Ap. Soares de Campos

Tema: A Questão da crise política para Maquiavel

Problema: Qual a contribuição de Maquiavel para a solução das crises políticas.

Hipótese: Para Maquiavel, o uso da prudência, poderá contribuir para a superação das crises políticas, mostrando assim um novo modo de pensar para a política.

 

Nome: Ervane Benedito de Souza.

Tema: A realização do homem ético, em Henrique Cláudio de Lima Vaz.

Problema: Como se dá a realização do homem ético em Henrique Cláudio de Lima Vaz?

Hipótese: A realização do homem vem através de um processo no qual ele deve buscar sentido no Absoluto. Reconhecer seu ser como pessoa, seja consigo ou em favor do outro. Também o agir ético encontra solo fértil na práxis, tanto no meu Eu como no Eu do outro, que assim vincula-se no bem da humanidade.

 

Nome: Francisco Cleiton Antônio

Tema: A crítica ao sistema metafísico em Nietszche

Problema: Como Nietszche estabelece a crítica a metafísica propondo uma ética imanente?

Hipótese: Nietszche propõe uma valorização à vida e uma ética imanente acusando a metafísica clássica de desvalorizar e negar a vida criando o mundo transcendente.

 

Nome: Glauco Felix Teixeira Landim

Tema: O papel da religião no contexto do agir comunicativo segundo Habermas.

Problema: Qual o papel da religião no contexto do agir comunicativo segundo Habermas?

Hipótese: A inserção da religião no contexto da “Teoria do agir comunicativo”, na medida em que essa traz consigo conteúdos semânticos inspiradores é fundamental para a superação da cisão entre fé e razão, que é uma das fontes da crise da modernidade.

 

Nome: Jefferson dos Santos Marcondes Leite

Tema: A possibilidade de um agir ético em Martin Heidegger.

Problema: Haveria em Heidegger vestígios para um agir ético a partir de sua desconstrução da metafísica?

Hipótese: Dento do projeto de filosofia de Heidegger “existem” conceitos para o caminhar humano no mundo inesperado.

Nome: José Carlos Souza da Silva

Tema: O filósofo como médico da civilização em Nietzsche

Problema: Como o Filósofo pode ser médico da civilização segundo Nietzsche?

Hipótese: O filósofo pode ser médico da civilização segundo Nietzsche pela crítica a cultura negadora da vida e a recuperação dos valores humanos que afirmam a vida.

 

Nome: José Jânio da Silva

Tema: A libertação da pessoa humana segundo Mounier

Pergunta: Como a relação com a comunidade é elemento de libertação da pessoa humana segundo Mounier.

Resposta: A relação com a comunidade é elemento de libertação da pessoa humana na medida em que juntos se reconhecem, se respeitam, se amam como pessoas integrais, capazes de diálogo e comunhão.

 

Nome: José Ricardo da Silva

Tema: As más influências da sociedade e a libertação do homem segundo Rousseau.

Problema: Como o homem pode se libertar ou amenizar as más influências que a sociedade exerce em sua vida?

Hipótese: Para se libertar das más influências da sociedade o homem precisa rever a sua condição natural e recuperar alguns princípios por meio da educação que o leve a se tornar livre.

 

Nome: Matheus Carvalho Faria de Almeida

Tema: A terapia das ilusões filosóficas segundo Wittgenstein

Problema: Qual a origem das ilusões filosóficas e sua terapia proposta por Wittgenstein?

Hipótese: A origem das ilusões filosóficas está no mau uso da linguagem que deve ser tratada mediante um processo que conhecimento na gramática filosófica e seu uso pragmático. A compreensão do processo mental (ter-em-mente) dá-se a partir da compreensão da gramática filosófica e seu uso pragmático, isso permite a terapia das ilusões filosóficas. Sendo assim, Wittgenstein propõe uma nova maneira de pensar a filosofia.

 

Nome: Maycon César Veloso Danziger

Tema: A Sociedade e os anseios humanos segundo Rousseau.

Problema: Como, a partir da concepção de homem, Rousseau estabelece sua crítica à sociedade?

Hipótese: Rousseau, a partir de sua concepção de homem, que remete aos valores da liberdade, igualdade e fraternidade, estabelece sua crítica a sociedade.

 

Nome: Rogério Moreira Penna.

Tema: A emancipação como “telos” moderno em Habermas.

Problema: É possível a emancipação como um “telos” para o homem moderno segundo Habermas?

Hipótese: A emancipação como libertadora, através da razão comunicativa torna-se um fim e sentido para ação do homem.

 

PROJETOS DE ESTÁGIO TERCEIRO ANO

Nome: Alexsander Pereira da Silva Fortes

Escola: E.E. Pe. Carlos Leôncio da Silva – Lorena - SP

Tema: A educação democrática nas relações sociais, conforme Rousseau..

 

Nome: Daniel Soares Campos; Ervane Souza

Escola: EE. Prof. André Broca

Tema: Educação para Ética em Lima Vaz e Rousseau

 

Nome: Francisco Cleyton Antonio (3˚ano); André Pedran Pasin (2°ano)

Escola: E.E. Flamínio Lessa – Guartinguetá - SP

Tema: A educação em Paulo Freire como meio para se fazer a mudança para uma sociedade justa e igualitária.

 

Alunos: Maycon César Velozo Danziger (3º ano);João Francisco da Rocha Neto (2º ano); Joceli Henrique Fortunato Paes (2º ano)

Escola: E.E. Professor Américo Alves

Tema: O papel da educação na construção da sociedade, segundo Jean Jacques Rousseau

 

Nome: Matheus Carvalho Faria de Almeida

Escola: E.E. Gabriel Prestes

Tema: A importância da expressão lingüística no processo educativo, a partir de Wittgenstein

 

Nome:Jeferson dos Santos Marcondes Leite

Escola: E.E.Professor Wilson Pires Cesar

Tema:Cultura e educação em Nietzsche

 

Nome: José Ricardo da Silva

Escola: E. E. “Arnolfo Azevedo” – Lorena

Tema: A educação como meio de recuperar valores.

 

Nome: José Carlos de Souza da Silva

Escola: EE. Pe. Carlos Leôncio da silva.

Tem: A educação de si mesmo

 

Nome: Leandro Justino da Silva; Celso Marcolino da Silva Lopes; Robinson Jorge da Silva

Escola: EEPSG Gabriel Prestes.

Tema: Cidadania: Mito ou realidade, ou mito e realidade.

 

Nome: Durvano Aparecido Dourado Porto; Marcelo Abanca (2 ° ano)

Escola: EEPSG André Broca

Tema: Ação e participação a partir da educação para valores.

 

Nome: Mauro Rodrigues da Silva

Escola: EE. Arnolfo Azevedo – Lorena - SP

Tema: Educação, Ética e racismo.

 

Nome: Rogério Moreira Penna

Escola: Escola Estadual Wilson Pires César – Pindamonhangaba.

Tema: A emancipação como “telos” moderno em Habermas

 

PROJETOS DE ESTÁGIO SEGUNDO ANO

Professor supervisor:

José Rogério de Oliveira

 

Nome: Cláudio Henrique C S Gibeli; Paulo César Pasqualini de Andrade Filho

Escola: EE Padre Carlos Leôncio da Silva – Lorena – SP

Tema: Educação como fator de liberdade em Paulo Freire

 

Nome: Davi Aparecido da Silva Lara; Douglas Rodrigues da Silva; Wagner Aparecido Ferreira

Escola: Colégio São Miguel - Passa Quatro – MG

Tema: A Ética à Nicômaco e fundamentos para a sociedade

 

Nome: Eudes Fernandes da Silva; Glecimar Guilherme da Silva; Rodrigo Naves Batista

Escola: Colégio São Miguel - Passa Quatro – MG

Tema: A formação do aluno: de receptor de informações a construtor de conhecimentos – caminho de construção ética.

 

Nome: Adriano Rosa da Silva; Wellington Luiz; Diego Luiz Ferreira

Escola: EE Regina Bartelega C.M.J.O. Monteiro - Lorena - SP

Tema: A educação ética no Sistema Preventivo de Dom Bosco

 

Nome: Rodrigo Tarcha Amaral de Souza; Flávio Victor Figueiredo

Escola: EE Arnolfo Azevedo - Lorena - SP

Tema: O Sistema Preventivo de Dom Bosco: teoria social e formação cidadã

 

Nome: Flaviano Marcelino Pereira; Bruno José Freire

Escola: EE Prof. Luiz de Castro Pinto - Lorena - SP

Tema: Linguagem e Comunicação na Educação – formação ética e cidadã.

 

Nome: Daniela Aparecida dos Santos; Ranúbia Roza Pereira

Escola: EE Prof. Luiz Menezes - Guaratinguetá -SP

Tema: Ética para a Juventude

 

Nome: Marcos Machado Felício; Robson Martins Feitosa

Escola: EE Dr. Alfredo Pujol - Pindamonhangaba- SP

Tema: O despertar filosófico

 

Nome: Valdir Custódio; Waldiney Alves Santos da Silva; Roberto Torquato de Lima

Escola: EE Gabriel Prestes - Lorena - SP

Tema: Cidadania para pessoas com deficiência física

 

Nome: Márcio Augusto de Medeiros

Escola: EE Padre Carlos Leôncio da Silva - Lorena - SP

Tema: Prazer de ensinar, alegria de aprender. Onde está?

 

Nome: Lucas Barros de Miranda Gonçalves

Escola: EE Prof. José Pereira Éboli - Guaratinguetá -SP

Tema: Filosofar como pensar soluções

 

Nome: Fabiana Ubiracira dos Santos

Escola: EE Severino Moreira Barbosa - Cachoeira Paulista - SP

Tema: O conceito de pessoa humana para Mounier

 

Nome: Alexandre de Santana

Escola: Cidade Salvador II - Jacareí - SP

Tema: A exclusão social e o desafio educacional em Dermeval Saviani

 


 
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(12) 3159-2033 #304