SUMÁRIO DOS PROJETOS DE SÍNTESE FILOSÓFICA
Prof.: Dr. Paulo César da Silva
Nome: Adailton Cruz de Jesus
Tema: A felicidade humana segundo Aristóteles
Problema: É possível alcançar a felicidade, conforme o pensamento de Aristóteles?
Hipótese: É possível alcançar a felicidade, conforme o pensamento de Aristóteles, na medida em que o ser humano vive uma vida virtuosa.
Nome: Celso Marcolino da Silva Lopes
Tema: O télos humano no pensamento aristotélico.
Problema:Como Aristóteles trata a questão do fim último do homem, a saber a felicidade - eudaimonia?
Hipótese: O ser humano busca seu fim último - télos, que é a felicidade – eudaimonia, vivendo racionalmente segundo a virtude – Arete, meio termo entre ações opostas, que depende do juízo da razão e da justiça.
Nome: Durvano Aparecido Dourado Porto
Tema: Ação e participação da pessoa em Karol Wojtyla.
Problema: Como a ação e participação podem contribuir para que o ser da pessoa se realize individual e comunitariamente?
Hipótese: A pessoa se realiza na ação e participação que é ser pessoa junto com os outros.
Nome: José Carlos Mathias
Tema: A questão antropológica na perspectiva platônica.
Problema: Qual a contribuição de Platão para que o ser humano compreenda-se a si próprio.
Hipótese: A estrutura do ser humano se afirma, fundamentalmente, na alma imortal que indica seu fim último transcendente.
Nome: Leandro Justino da Silva
Tema: A pessoa e o bem comum.
Problema: Como Karol Wojtyla compreende o ser humano pessoa e sua contribuição para o bem comum.
Hipótese: No pensamento wojtyliano, o ser humano é compreendido como pessoa, cujos elementos constituintes são a consciência, a vontade livre, a capacidade de autotranscendência e de integração dos diversos dinamismos presentes no homem e a capacidade de participação, quando exercita o seu ser pessoa, junto com os outros, o que possibilita uma renúncia ao bem individual visando o bem comunitário pela participação.
Nome: Mauro Rodrigues da Silva
Tema: A educação humanista em Jacques Maritain como contribuição no combate ao preconceito racial
Problema: Qual o papel fundamental da educação humanista no combate ao preconceito racial?
Hipótese: O preconceito racial é um atentado à dignidade humana, e a educação humanista vem para contribuir com esta idéia, pois, para Jacques Maritain a educação consiste em formar o homem para atingir sua plenitude, desenvolvendo-se como pessoa dotada de conhecimentos e de virtudes morais.
Nome: Robinson Jorge da Silva
Tema: A morte no pensamento de Sören Kierkegaard.
Problema: O desespero humano – morte – é uma condição meramente humana e, por si, existencial. Como o homem dá a remota superação de tal desespero no pensamento existencialista kierkegaardiano?
Hipótese: Segundo Kierkegaard, filósofo com bases no cristianismo e precursor do existencialismo, pode-se afirmar que essa consciência que causa o desespero, nos põe na condição superior ao animal, no caso, o cristão, consciente de sua doença – desespero – morte – é um homem superior por saber que a morte física não é a verdadeira morte.
Prof.: Dr. José Marcos Miné Vanzella
Nome: Alexsander Pereira da Silva Fortes
Tema: A educação democrática em Rousseau
Problema: Como educar democraticamente o homem segundo Rousseau?
Hipótese: Para se educar democraticamente o homem segundo Rousseau é necessário uma educação libertária centrada no indivíduo.
Nome: Alexandro Soares Antal
Tema: A moda e o pensamento da sociedade segundo Gilles Lipovetsky.
Problema: Como a moda pode influenciar o pensar da sociedade moderna, segundo Gilles Lipovetsky?
Hipótese: A moda influencia o pensar da sociedade moderna através dos MCS, levando as pessoas a viver só pelo poder da dedução, o que leva à amargura e à falta de sentido.
Nome: Anderson Vieira de Carvalho
Tema: A alienação da consciência crítica através da indústria cultural no pensamento de Adorno.
Problema: De que forma a indústria cultural pode gerar a alienação da consciência crítica das pessoas?
Hipótese: A indústria cultural, manipulada pela racionalidade instrumental, através da geração de uma falsa sensação de liberdade, determina a ideologia dominante do consumo como modelo a ser seguido, narcotizando assim a consciência crítica das pessoas.
Nome: Daniel Ap. Soares de Campos
Tema: A Questão da crise política para Maquiavel
Problema: Qual a contribuição de Maquiavel para a solução das crises políticas.
Hipótese: Para Maquiavel, o uso da prudência, poderá contribuir para a superação das crises políticas, mostrando assim um novo modo de pensar para a política.
Nome: Ervane Benedito de Souza.
Tema: A realização do homem ético, em Henrique Cláudio de Lima Vaz.
Problema: Como se dá a realização do homem ético em Henrique Cláudio de Lima Vaz?
Hipótese: A realização do homem vem através de um processo no qual ele deve buscar sentido no Absoluto. Reconhecer seu ser como pessoa, seja consigo ou em favor do outro. Também o agir ético encontra solo fértil na práxis, tanto no meu Eu como no Eu do outro, que assim vincula-se no bem da humanidade.
Nome: Francisco Cleiton Antônio
Tema: A crítica ao sistema metafísico em Nietszche
Problema: Como Nietszche estabelece a crítica a metafísica propondo uma ética imanente?
Hipótese: Nietszche propõe uma valorização à vida e uma ética imanente acusando a metafísica clássica de desvalorizar e negar a vida criando o mundo transcendente.
Nome: Glauco Felix Teixeira Landim
Tema: O papel da religião no contexto do agir comunicativo segundo Habermas.
Problema: Qual o papel da religião no contexto do agir comunicativo segundo Habermas?
Hipótese: A inserção da religião no contexto da “Teoria do agir comunicativo”, na medida em que essa traz consigo conteúdos semânticos inspiradores é fundamental para a superação da cisão entre fé e razão, que é uma das fontes da crise da modernidade.
Nome: Jefferson dos Santos Marcondes Leite
Tema: A possibilidade de um agir ético em Martin Heidegger.
Problema: Haveria em Heidegger vestígios para um agir ético a partir de sua desconstrução da metafísica?
Hipótese: Dento do projeto de filosofia de Heidegger “existem” conceitos para o caminhar humano no mundo inesperado.
Nome: José Carlos Souza da Silva
Tema: O filósofo como médico da civilização em Nietzsche
Problema: Como o Filósofo pode ser médico da civilização segundo Nietzsche?
Hipótese: O filósofo pode ser médico da civilização segundo Nietzsche pela crítica a cultura negadora da vida e a recuperação dos valores humanos que afirmam a vida.
Nome: José Jânio da Silva
Tema: A libertação da pessoa humana segundo Mounier
Pergunta: Como a relação com a comunidade é elemento de libertação da pessoa humana segundo Mounier.
Resposta: A relação com a comunidade é elemento de libertação da pessoa humana na medida em que juntos se reconhecem, se respeitam, se amam como pessoas integrais, capazes de diálogo e comunhão.
Nome: José Ricardo da Silva
Tema: As más influências da sociedade e a libertação do homem segundo Rousseau.
Problema: Como o homem pode se libertar ou amenizar as más influências que a sociedade exerce em sua vida?
Hipótese: Para se libertar das más influências da sociedade o homem precisa rever a sua condição natural e recuperar alguns princípios por meio da educação que o leve a se tornar livre.
Nome: Matheus Carvalho Faria de Almeida
Tema: A terapia das ilusões filosóficas segundo Wittgenstein
Problema: Qual a origem das ilusões filosóficas e sua terapia proposta por Wittgenstein?
Hipótese: A origem das ilusões filosóficas está no mau uso da linguagem que deve ser tratada mediante um processo que conhecimento na gramática filosófica e seu uso pragmático. A compreensão do processo mental (ter-em-mente) dá-se a partir da compreensão da gramática filosófica e seu uso pragmático, isso permite a terapia das ilusões filosóficas. Sendo assim, Wittgenstein propõe uma nova maneira de pensar a filosofia.
Nome: Maycon César Veloso Danziger
Tema: A Sociedade e os anseios humanos segundo Rousseau.
Problema: Como, a partir da concepção de homem, Rousseau estabelece sua crítica à sociedade?
Hipótese: Rousseau, a partir de sua concepção de homem, que remete aos valores da liberdade, igualdade e fraternidade, estabelece sua crítica a sociedade.
Nome: Rogério Moreira Penna.
Tema: A emancipação como “telos” moderno em Habermas.
Problema: É possível a emancipação como um “telos” para o homem moderno segundo Habermas?
Hipótese: A emancipação como libertadora, através da razão comunicativa torna-se um fim e sentido para ação do homem.
PROJETOS DE ESTÁGIO TERCEIRO ANO
Nome: Alexsander Pereira da Silva Fortes
Escola: E.E. Pe. Carlos Leôncio da Silva – Lorena - SP
Tema: A educação democrática nas relações sociais, conforme Rousseau..
Nome: Daniel Soares Campos; Ervane Souza
Escola: EE. Prof. André Broca
Tema: Educação para Ética em Lima Vaz e Rousseau
Nome: Francisco Cleyton Antonio (3˚ano); André Pedran Pasin (2°ano)
Escola: E.E. Flamínio Lessa – Guartinguetá - SP
Tema: A educação em Paulo Freire como meio para se fazer a mudança para uma sociedade justa e igualitária.
Alunos: Maycon César Velozo Danziger (3º ano);João Francisco da Rocha Neto (2º ano); Joceli Henrique Fortunato Paes (2º ano)
Escola: E.E. Professor Américo Alves
Tema: O papel da educação na construção da sociedade, segundo Jean Jacques Rousseau
Nome: Matheus Carvalho Faria de Almeida
Escola: E.E. Gabriel Prestes
Tema: A importância da expressão lingüística no processo educativo, a partir de Wittgenstein
Nome:Jeferson dos Santos Marcondes Leite
Escola: E.E.Professor Wilson Pires Cesar
Tema:Cultura e educação em Nietzsche
Nome: José Ricardo da Silva
Escola: E. E. “Arnolfo Azevedo” – Lorena
Tema: A educação como meio de recuperar valores.
Nome: José Carlos de Souza da Silva
Escola: EE. Pe. Carlos Leôncio da silva.
Tem: A educação de si mesmo
Nome: Leandro Justino da Silva; Celso Marcolino da Silva Lopes; Robinson Jorge da Silva
Escola: EEPSG Gabriel Prestes.
Tema: Cidadania: Mito ou realidade, ou mito e realidade.
Nome: Durvano Aparecido Dourado Porto; Marcelo Abanca (2 ° ano)
Escola: EEPSG André Broca
Tema: Ação e participação a partir da educação para valores.
Nome: Mauro Rodrigues da Silva
Escola: EE. Arnolfo Azevedo – Lorena - SP
Tema: Educação, Ética e racismo.
Nome: Rogério Moreira Penna
Escola: Escola Estadual Wilson Pires César – Pindamonhangaba.
Tema: A emancipação como “telos” moderno em Habermas
PROJETOS DE ESTÁGIO SEGUNDO ANO
Professor supervisor:
José Rogério de Oliveira
Nome: Cláudio Henrique C S Gibeli; Paulo César Pasqualini de Andrade Filho
Escola: EE Padre Carlos Leôncio da Silva – Lorena – SP
Tema: Educação como fator de liberdade em Paulo Freire
Nome: Davi Aparecido da Silva Lara; Douglas Rodrigues da Silva; Wagner Aparecido Ferreira
Escola: Colégio São Miguel - Passa Quatro – MG
Tema: A Ética à Nicômaco e fundamentos para a sociedade
Nome: Eudes Fernandes da Silva; Glecimar Guilherme da Silva; Rodrigo Naves Batista
Escola: Colégio São Miguel - Passa Quatro – MG
Tema: A formação do aluno: de receptor de informações a construtor de conhecimentos – caminho de construção ética.
Nome: Adriano Rosa da Silva; Wellington Luiz; Diego Luiz Ferreira
Escola: EE Regina Bartelega C.M.J.O. Monteiro - Lorena - SP
Tema: A educação ética no Sistema Preventivo de Dom Bosco
Nome: Rodrigo Tarcha Amaral de Souza; Flávio Victor Figueiredo
Escola: EE Arnolfo Azevedo - Lorena - SP
Tema: O Sistema Preventivo de Dom Bosco: teoria social e formação cidadã
Nome: Flaviano Marcelino Pereira; Bruno José Freire
Escola: EE Prof. Luiz de Castro Pinto - Lorena - SP
Tema: Linguagem e Comunicação na Educação – formação ética e cidadã.
Nome: Daniela Aparecida dos Santos; Ranúbia Roza Pereira
Escola: EE Prof. Luiz Menezes - Guaratinguetá -SP
Tema: Ética para a Juventude
Nome: Marcos Machado Felício; Robson Martins Feitosa
Escola: EE Dr. Alfredo Pujol - Pindamonhangaba- SP
Tema: O despertar filosófico
Nome: Valdir Custódio; Waldiney Alves Santos da Silva; Roberto Torquato de Lima
Escola: EE Gabriel Prestes - Lorena - SP
Tema: Cidadania para pessoas com deficiência física
Nome: Márcio Augusto de Medeiros
Escola: EE Padre Carlos Leôncio da Silva - Lorena - SP
Tema: Prazer de ensinar, alegria de aprender. Onde está?
Nome: Lucas Barros de Miranda Gonçalves
Escola: EE Prof. José Pereira Éboli - Guaratinguetá -SP
Tema: Filosofar como pensar soluções
Nome: Fabiana Ubiracira dos Santos
Escola: EE Severino Moreira Barbosa - Cachoeira Paulista - SP
Tema: O conceito de pessoa humana para Mounier
Nome: Alexandre de Santana
Escola: Cidade Salvador II - Jacareí - SP
Tema: A exclusão social e o desafio educacional em Dermeval Saviani |