CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
     Identidade


Curso

História

Titulação
Licenciado em História

Turnos
Noturno

Regime

Semestral

Vagas oferecidas
60 vaga
s

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  • Finalidade do Curso:

    Formação de um educador, que, acima de conhecer, entender e criticar o processo histórico nacional e mundial, tenha capacidade de voltar-se sobre si mesmo, tornando-se um objeto de sua consciência e, com clareza política, captar e dar significado à realidade onde está inserido e, a partir daí, comprometer-se com uma sociedade que, no século XXI, tenha como objetivo maior a humanização do homem.

         Objetivo do Curso

        1.Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro exigindo para si mesmo respeito;

        2. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

        3.Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

        4.Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

        5. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

        6. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

        7. Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;

        8. Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;

        9. Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, apreendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia;

        10. Conhecer e debater: as contradições, os conflitos, as mudanças, as permanências, as diferenças e as semelhanças existentes no interior das coletividades e entre elas, considerando que estão organizadas a partir de uma multiplicidade de sujeitos, grupos e classes, de uma multiplicidade de acontecimentos (econômicos, sociais, políticos, culturais, científicos, filosóficos) e de uma multiplicidade de legados históricos (contínuos e descontínuos no tempo);

        11. Entender os documentos como obras humanas que registram de modo fragmentado, pequenas parcelas das complexas relações coletivas e, que documentos são cartas, livros, relatórios, diários, pinturas, esculturas, fotografias, filmes, músicas, mitos, lendas, falas, espaços, construções arquitetônicas ou paisagísticas, instrumentos e ferramentas de trabalho, utensílios, vestimentas, restos de alimentos, habitações, meios de locomoção, meios de comunicação. São, ainda, os sentidos culturais, estéticos, técnicos e históricos que os objetos expressam, organizados por meio de linguagens (escrita, oralidade, números, gráficos, cartografias, fotografia, arte).

        12. Entender que o estudo do meio envolve uma metodologia de pesquisa e de organização de novos saberes, que requer atividades anteriores à visita, levantamento de questões a serem investigadas, seleção de informações em campo, comparações entre os dados levantados e os conhecimentos já organizados por outros pesquisadores, interpretação, enfim, organização de dados e conclusões.



         Perfil do Graduado

        De posse de um sólido referencial teórico , o profissional graduado em História , pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo , deve estar capacitado para compreender , interpretar e participar de maneira consciente e crítica de seu próprio tempo , reconhecendo e valorizando os diferentes modos de vida em diferentes redes de sociabilidade , bem como a pluralidade de produção sócio – cultural produzida dentro do processo histórico.

        Desta forma estará desenvolvendo ações que atinjam a comunidade, num processo de conscientização e revigoramento sócio – cultural.


         Corpo Docente

    Ana Rita da Fonseca
    Ana Valéria de Almeida Reis
    Antônio Tadeu de Miranda Alves
    Elisa Regina Gomes T. Salles
    Euni Vieira e Silva
    Fábio José Garcia dos Reis
    Francisco Sodero Toledo
    Gilvan Sampaio de Oliveira
    Hamilton Rosa Ferreira
    Henrique Alckmin Prudente
    Júlio César Moreno
    Maria Aparecida F. do A. e Silva
    Mário José Dias
    Paulo César da Silva

         Matriz Curricular

    Em vigor no ano 2007.
         1º Semestre
         2º Semestre

    Antropologia
    Metodologia Científica I
    Leitura e Produção de Textos
    Sociologia
    Introdução aos Estudos Históricos
    Antiguidade Oriental e Clássica




    Estatística
    Filosofia
    Metodologia Científica II
    Antropologia Religiosa
    Campos da História
    Teoria da História
    História Medieval



         3º Semestre
         4º Semestre

    Didática
    História Moderna I
    História do Brasil I
    História da América I
    História Cultura Afro Brasileira
    Supervisão de Estágio no Ensino Fundamental I
    Atualidades – Educação à Distãncia(EAD)




    Políticas Públicas e Legislação Educacional
    História Moderna II
    História do Brasil II
    História da América II
    Metodologia do Ensino da História
    Supervisão de Estágio no Ensino Fundamental II
    Atualidades - Educação à Distãncia (EAD)




         5º Semestre
         6º Semestre

    História do Vale do Paraíba
    História Contemporânea I
    História do Brasil III
    Geografia Econômica e Política I
    Orientação ao Trab.Conc. de Curso I
    Supervisão de Estágio no Ensino Médio I
    Atualidades - Educação à Distãncia (EAD)




    Psicologia da Educação
    História Contemporânea II
    História do Brasil IV
    Geografia Econômica e Política II
    Orientação ao Trab.Conc. de Curso II

    Supervisão de Estágio no Ensino Médio II


         Coordenação


    Coordenador Geral

    Profª Elisa Regina Gomes Torquato Salles
    E-mail: curso.historia@lo.unisal.br