CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
     Identidade


Curso

Pedagogia

Titulação
Licenciatura Plena em Pedagogia

Turnos
Noturno

Regime

Semestral

Duração
06 Semestres

Vagas oferecidas
60 vaga
s

Aqui você encontra
 
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  • Finalidade do Curso
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  • Perfil do Graduado
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  • Quadro Resumo
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  • Extensão do Curso
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  • Coordenação
  •      Finalidade do Curso

    O Curso de Pedagogia do Centro UNISAL – Lorena atende a nova legislação para as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia CNE/CP Nº 1 de 15 de maio de 2006, seguindo o artigo 4º da RESOLUÇÃO citada: “o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”; o art 7º orienta a “carga horária mínima de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, assim distribuídas:

    I – 2.800 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos;

    II – 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição;

    III – 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria”.

    A atuação do pedagogo se faz em áreas diferenciadas: funções de Magistério (Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos), Coordenação, Secretarias Escolares, Gestão Escolar, tanto na área formal (escolas) como não formal (associações de bairros, ONGs, Conselhos Tutelares,etc).


         Objetivo

    1. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

    2. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

    3. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

    4. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

    5. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente e do contexto sócio-político e econômico no qual está inserido;

    6. Articular o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando a produção do conhecimento e a solução de desafios e de problemas da prática pedagógica;

    7. Reconhecer a aprendizagem como um processo de construção contínua de conhecimento realizado pelo indivíduo, sendo que este está inserindo em um contexto social e cultural específico;

    8. Elaborar e desenvolver Projetos pedagógicos englobando atividades de ensino e administração fundamentados nos valores salesianos de "amorevolezza", ética, solidariedade e profissionalismo - compromisso e responsabilidade.
     


         Perfil do Graduado


    Profissional voltado para a atuação no ensino do magistério – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, e na produção (pesquisa) e difusão do conhecimento nas diversas áreas da educação.

    O pedagogo que pretendemos formar deverá ser um fomentador dos valores da cidadania, um agente de transformação social que levará à instituição de trabalho e aos seus educandos a idéia do conhecimento como um valor e como ideal de educação humanística que possibilite a formação de seres integrais, dentro da trilogia proposta por Dom Bosco: razão, amor e religião.

     
         Corpo Docente



    Denise Pereira de Alcântara Ferraz (Mestre)
    Elisa Maria Antunes Lopes Soares (Mestre)
    Elisa Regina Gomes Torquato Salles (Mestre)
    Fábio de Oliveira Sanches (Mestre)
    Giana Raquel Rosa Gouvêa (Mestre)
    Lia Andrade Quintanilha Pinto (Especialista)
    Lino Rampazzo (Doutor)
    Marcilene Rodrigues Pereira Bueno (Mestre)
    Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva (Mestre)
    Maria Cristina dos Santos Pinto (Mestre)
    Mario José Dias (Mestre)
    Renata Aparecida Pasin Rangel Manzanet (Graduada)
    Renata Isabel Mariconi Ferro (Mestre)
    Sonia Maria Ferreira Koelher (Doutor)


         Diagrama Curricular

         1º Semestre
         2º Semestre

    Leitura e Produção de texto I
    Educação, Ambiente e Saúde
    Metodologia Científica
    Antropologia Religiosa I
    Filosofia
    Informática e Educação
    História da Educação




    Antropologia Religiosa II
    Leitura e Produção de Texto II
    Fundamentos da Educação Infantil
    Psicologia da Educação
    Antropologia Cultural
    Sociologia
    Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem I


         3º Semestre
         4º Semestre

    Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
    Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
    Políticas Públicas e Legislação Educacional
    Metodologia e Prática da Educação Infantil
    Psicomotricidade
    Didática
    Supervisão de Estágio I



    Tópicos Avançados I
    Matemática: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    História: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Artes: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Libras: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Educação Física: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Supervisão de Estágio II



         5º Semestre
         6º Semestre

    Tópicos Avançados II
    Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Geografia: Conteúdo e Metodologia do Ensino
    Ciências: Conteúdos e Metodologia de Ensino
    Gestão Educacional
    Supervisão de Estágio III




    Tópicos Avançados III
    Diversidade e Inclusão
    Avaliação e Aprendizagem
    Educação em Espaço não Escolar
    Educação de Jovens e Adultos
    Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico
    Supervisão de Estágio IV

         Quadro Resumo

    Componente Curricular Carga Horária
    Carga horária (disciplinas presenciais + atividades complementares) 2800
    Estágio Supervisionado 300
    Atividades Teórico-Práticas 100
    Carga Horária Total do Curso 3.200


         Extensão do Curso


    Oficina Pedagógica

    A Oficina Pedagógica atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

    A Oficina Pedagógica tem parceria com as Escolas Municipais e Estaduais do Município de Lorena e Região do Vale do Paraíba.

    É um núcleo de Extensão Comunitária e Responsabilidade Social. Funciona como um espaço de aprendizado para os alunos do Curso de Pedagogia .

    NPP – Núcleo de Práticas Pedagógicas
    O Núcleo de Práticas Pedagógicas é um espaço que organiza, orienta e supervisiona as atividades desenvolvidas segundo a opção de cada aluno, ao longo do curso como forma de consolidar a sua formação.

    Áreas Horas a realizar
    Seminários integradores 320
    Atividades teórico-práticas 100
    Atividades complementares 416

    De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso a construção de uma práxis educativa deve estar baseada nos princípios de interdisciplinaridade, ética, criatividade e autonomia a partir do embasamento de conhecimentos teóricos oferecidos pelos componentes curriculares nos campos pedagógico, cultural, estético, ambiental, psicológico, filosófico, sociológico, político entre outros.

    Observatório de Violências nas Escolas

    O Observatório de Violências nas Escolas do Centro UNISAL, é um Núcleo de Pesquisas em parceria com a UNESCO e outras Universidades como UNAMA, UCB, etc.

    O objetivo geral do Observatório é desenvolver pesquisas, diagnosticar e mapear os diversos tipos de violências nas escolas, desenvolver projetos de intervenção e prevenção para o enfrentamento das múltiplas manifestações de violência no ambiente escolar.


         Coordenação


    E-mail: curso.pedagogia@lo.unisal.br
    Tel.: (12) 3159 2033 – Ramal 271

    Coordenador Geral
    Profª. Ms. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva

    Responsável pelo NPP (Núcleo de Práticas Pedagógicas)
    Profª. Ms. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno

    Secretária de Coordenação
    Douglas Rodrigues da Silva