|
|
CURSO DE
PSICOLOGIA |
|
O Centro UNISAL – Lorena propõe um curso de Psicologia que espelha o compromisso com o desenvolvimento da ciência, com os princípios e valores humanos e cristãos, com a responsabilidade de educar cidadãos para uma sociedade em mudança.
|
|
Um curso capaz de inovar a presença da Psicologia na região, capaz de romper com doutrinas e políticas de exclusão e alienação social, impondo presença, em novas áreas do saber-fazer psicológicos, gerando conseqüentemente novas frentes de mercado de trabalho.
|
|
O curso de Psicologia do Centro UNISAL – Lorena tem como objetivos:
Gerais:
- propiciar e garantir ao aluno, futuro profissional uma formação generalista, que implica em domínio e visão crítica dos processos básicos, teorias e sistemas em Psicologia, garantindo-lhe a capacidade para atuar como profissional e como pessoa;
- desenvolver nos alunos o domínio integrado de habilidades e competências que constituem o perfil do psicólogo brasileiro;
- capacitar o aluno para atuar profissionalmente em instituições, organizações e comunidades, de forma a explicitar uma presença cristã no mundo do trabalho.
Específicos:
- promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento científico em Psicologia de uma maneira ética, criativa, integrada e produtiva;
- levar o aluno, futuro profissional a reconhecer as diferentes tendências e concepções teóricas em Psicologia, considerando as peculiaridades de contextos históricos, ontológicos e dos campos de aplicações;
- instrumentalizar o aluno para articular a Psicologia com os seus fundamentos biológicos, socioculturais, filosóficos, antropológicos;
- fortalecer o conhecimento teórico e científico da Psicologia através da prática dos laboratórios, das atividades práticas e das práticas de estágios supervisionados (nível básico e específico);
- fomentar e estimular no aluno a busca de uma formação continuada;
- assegurar junto ao aluno, em nível teórico e prático, o domínio de políticas e práticas de penetração no contexto social e de intervenção transformadora nesse contexto.
|
|
Os psicólogos graduados pelo Centro UNISAL – Lorena devem, ao final do curso, apresentar as seguintes características:
- formação humana, democrática, fortemente comprometida com os problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano;
- formação teórica sólida (conhecimento e domínio de teorias, sistemas, métodos e técnicas da Psicologia e disciplinas afins), fortemente embasada em princípios éticos e científicos;
- capacidade de diagnóstico e intervenção, de forma ética e científica, na realidade que se lhe apresenta;
- capacidade de contribuir, com seus sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para a construção da Psicologia enquanto ciência e profissão;
- capacidade de utilizar a prática como método crítico de reformulação teórica e profissional;
- capacidade de identificar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, as diferentes concepções de Psicologia e os limites do conhecimento psicológico;
- capacidade de recorrer à métodos e técnicas da Psicologia para análise de situações e contextos específicos, considerando suas implicações sócio-econômicas e culturais, de modo a intervir nessa realidade;
- capacidade de atuar em equipes multiprofissionais e colaborar com profissionais de áreas afins;
- assumir o compromisso do próprio aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada;
- engajar-se nas associações profissionais da classe e nas lutas pela melhoria da inserção e atuação profissional.
|
|
Alda Patrícia Fernandes Nunes Rangel
Ana Carlota Pinto Teixeira
Ana Rita da Fonseca
André Luiz Moraes Ramos
Anelise de Barros Leite Nogueira
Antonia Cristina Peluso de Azevedo
Antonio Augusto Pinto Junior
Celso Eduardo Tuna
Conrado Neves Sathler
Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Elisa Regina Gomes Torquato Salles
Elisabeth Hoffmann Sanchez
Izabel Maria Nascimento da Silva Maximo
Lino Rampazzo
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Marcius Tadeu Maciel Nahur
Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva
Maria José Urioste Rosso
Paulo César da Silva
Paulo Maurício Vasques
Rosana Pena
Sônia Maria Ferreira Koehler
|
|
MATRIZ CURRICULAR - 2008
Formação de Psicólogo (4.000 horas)
|
1º
Semestre |
2º
Semestre |
Antropologia Cultural
Antropologia Religiosa I
Bases Biológicas da Psicologia I
Desenvolvimento na Infância
Estatística I
Filosofia
História da Psicologia I
Introdução à Psicologia
Leitura e Produção de Textos
|
Antropologia Religiosa II
Bases Biológicas da Psicologia II
Desenvolvimento na Adolescência
Estatística II
Fundamentos Epistemológicos da Psicologia
História da Psicologia II
Laboratório de Bases Biológicas da Psicologia
Metodologia Científica
Processos Psicológicos Básicos I
(sensação, percepção, consciência, aprendizagem, memória)
|
3º
Semestre |
4º
Semestre |
Desenvolvimento na Vida Adulta
Modelos de Pesquisa Psicológica
Processos Psicológicos Básicos II
(pensamento, linguagem, motivação, emoção, criatividade)
Teorias da Personalidade I
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo)
Teorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise)
|
Psicologia Social I
Psicopatologia na Infância e na Adolescência
Realização de Projetos de Pesquisa Psicológica I
Técnicas de Avaliação Psicológica I
Teorias da Personalidade II
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Fenomenologia)
Teorias e Sistemas Psicológicos IV (Cognitivismo)
|
5º
Semestre |
6º
Semestre |
Psicologia da Religião
Psicologia e Política Públicas
Psicologia Escolar I
Psicologia Organizacional e do Trabalho I
Psicologia Social II
Psicopatologia na Vida Adulta
Realização de Projetos de Pesquisa Psicológica II
Técnicas de Avaliação Psicológica II
Estágio Básico I
|
Ética Profissional
Psicodiagnóstico
Psicologia da Saúde
Psicologia Escolar II
Psicologia Institucional
Psicologia Organizacional e do Trabalho II
Técnicas de Avaliação Psicológica III
Estágio Básico II
|
7º
Semestre |
8º
Semestre |
Ênfase em Práticas Clínicas
Clínica Comportamental e Cognitiva I
Clínica Psicanalítica I
Introdução à Prática Clínica I
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas I
Ênfase em Educação e Compromisso Social
Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades Escolares I
Educação Social I
Psicologia, Deficiência e Inclusão Social I
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social I
Ênfase em Saúde Mental e Prevenção
Clínica Preventiva I
Gestão de Pessoas I
Intervenção Familiar e Comunitária I
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção I
|
Ênfase em Práticas Clínicas
Clínica Comportamental e Cognitiva II
Clínica Psicanalítica II
Introdução à Prática Clínica II
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas I I
Ênfase em Educação e Compromisso Social
Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades Escolares II
Educação Social II
Psicologia, Deficiência e Inclusão Social II
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social II
Ênfase em Saúde Mental e Prevenção
Clínica Preventiva II
Gestão de Pessoas II
Intervenção Familiar e Comunitária II
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção II
|
9º
Semestre |
10º
Semestre |
Ênfase em Práticas Clínicas
Clínica Analítica I
Clínica de Grupo I
Clínica Fenomenológica I
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas III
Ênfase em Educação e Compromisso Social
Orientação Profissional I
Psicogerontologia I
Psicomotricidade e Aprendizagem I
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social III
Ênfase em Saúde Mental e Prevenção
Psicologia Hospitalar I
Psicologia Jurídica I
Saúde Mental e Trabalho I
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção III
|
Ênfase em Práticas Clínicas
Clínica Analítica II
Clínica de Grupo II
Clínica Fenomenológica II
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas IV
Ênfase em Educação e Compromisso Social
Orientação Profissional II
Psicogerontologia II
Psicomotricidade e Aprendizagem II
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social IV
Ênfase em Saúde Mental e Prevenção
Psicologia Hospitalar II
Psicologia Jurídica II
Saúde Mental e Trabalho II
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção IV
|
|
|
Coordenação |
Coordenadora Geral
Ms. Denise Pereira Alcântara Ferraz
E-mail: curso.psicologia@lo.unisal.br
Tel.: (12) 3159-2033
|
|
|