]

.: Criança e Adolescente: políticas públicas e efetividade:.

: Carga Horária: 45
: Créditos: 3


: Ementa
O objetivo desse curso é o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente enquanto norma jurídica estatal, dos princípios específicos e constitucionais em matéria de proteção à criança e ao adolescente, partindo da consideração de criança e adolescente como seres em desenvolvimento e como sujeitos de direitos, bem como da necessidade de proteção integral para a efetivação de seus direitos e garantias fundamentais. Criança e adolescente como seres vulneráveis necessitam de proteção especial por parte da família, do Estado e da sociedade, visando a proteção integral para um desenvolvimento pleno e harmonioso e para a promoção do pleno exercício da cidadania e inclusão social da população infanto-juvenil. Nesse aspecto, a efetividade desses direitos e garantias fundamentais, previstos na Constituição Federal, no ECA e em normas extravagantes e internacionais, conduzirá ao estudo investigativo e às discussões sobre as políticas públicas elementares para assistência às crianças e adolescentes e às suas famílias, objetivando o cumprimento efetivo e eficiente do sistema protetivo e preventivo estatuídos pelo ECA. O presente curso também tem como objetivo possibilitar que as atividades de pesquisa, trabalhos em grupo, exposições e discussões em classe atuem como fator preponderante para a formação e capacitação profissional, atuação para uma visão construtiva e crítica da realidade que norteia os direitos da criança e do adolescente, considerando como valor fundamental a dignidade da pessoa humana e, consequentemente, a formação de uma sociedade justa, fraterna e solidária que somente ocorrerá com a concretização e efetivação dos direitos e garantias fundamentais, pleno e livre exercício da cidadania e a realização da justiça social.


: Bibliografia básica


ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales, 2001.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.

ÁVILA, Humberto B. Teoria dos princípios. 6.ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

CURY, Munir; GARRIDO DE PAULA; Paulo Afonso e MARÇURA, Jurandir Norberto. Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado. 5a. edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

____________________(Coordenador).Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 11a. edição, atualizada de acordo com a Lei 12.010, de 3.8.2009. São Paulo: Malheiros, 2010.

ELIAS, Roberto João. Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.São Paulo: Saraiva: 2008.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Malheiros, 2006.

MACHADO, Martha de Toledo. A Proteção Constitucional de Crianças e Adolescentes e os Direitos Humanos. Barueri, SP: Manole, 2005.

MACIEL, Kátia (coordenadora). Curso de Direito da Criança e do Adolescente: Aspectos Teóricos e Práticos. 4ª. edição. Revista e Atualizada conforme Lei n. 12.010/2009. 3ª. tiragem. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2010.

MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. 2a. edição. São Paulo: Atlas, 2009.

MELLO, Celso D. Alburquerque. Direito Internacional Público-Tratados e Convenções.Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

MENDES, Gilmar Ferreira, COELHO, Inocêncio Mártires, BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2009

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. 3a. edição. São Paulo: Atlas, 2000.

NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. São Paulo: Saraiva, 2006. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

PEREIRA, Tânia da Silva Pereira Guilherme de;OLIVEIRA, Guilherme de (coords.). O Cuidado como Valor Jurídico. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

SARLET, Ingo Wolfagang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4.ed. Porto Alegre, 2006.

STONE, L. Joseph e CHURCH, J. Infância e Adolescência: Uma Psicologia da Pessoa em Desenvolvimento. Belo Horizonte: Inter-livros, 1976.

VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVA, Moacyr Motta da. A tutela jurisdicional dos direitos da criança e do adolescente. São Paulo: LTr, 2000.

: Bibliografia Complementar


ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Cidadania: do direito aos direitos humanos. São Paulo: Editora Acadêmica, 1993.

AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Violência Sexual intrafamiliar: é possível proteger a criança?. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

BARROSO, Luis Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIMENSTEIM, Gilberto. A Guerra dos Meninos. São Paulo: Brasiliense, 1990.

GUIRADO, Marlene. A criança e a FEBEM-Coleção Debates (Psicologia). São Paulo: Perspectiva, 1980.

ISHIDA, Válter Kenji. A infração administrativa no Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Atlas, 2009.

____________________.Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência: atualizada de Acordo com o Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2009. Página 38/85 - 04/08/2011 16:41:08LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Malheiros, 2002.

MACHADO, Martha de Toledo. A Proteção Constitucional de Crianças e Adolescentes e os Direitos Humanos. Barueri, SP: Manole,2005

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Tutela judicial da criança e do adolescente em áreas de conflito armado nos morros e favelas. In: REVISTA DOS TRIBUNAIS. São Paulo RT, n. 712, 1995, p. 67.

NASCIMENTO, Nelson de Oliveira. Manual do Trabalho do Menor. São Paulo: LTr, 2003.

NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira do. A Educação e o Trabalho do Menor. Curitiba: Juruá, 2004.

NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. São Paulo: Saraiva, 2006. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

PEREIRA, Tânia da Silva Pereira Guilherme de;OLIVEIRA, Guilherme de (coords.). O Cuidado como Valor Jurídico. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

RUOTTI, Caren. Violência na Escola: um guia para pais e professores. Caren Ruotti, Renato Alves, Viviane de Oliveira Cubas. São Paulo: Andehep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

PAULA, Paulo Afonso Garrido de. Conselho Tutelar. Atribuições e Subsídios para o seu Funcionamento. São Paulo: CBIA, 1993.

_______________________.Direito da Criança e do Adolescente e Tutela Jurisdicional Diferenciada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

SARAIVA, João Batista Costa. Adolescente em Conflito com a Lei-da indiferença à proteção integral: uma abordagem sobre a responsabilidade penal juvenil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SARLET, Ingo Wolfagang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4.ed. Porto Alegre, 2006.

SÉGUIN, Elida. Sociedade Brasileira de Vitimologia-Aspectos Jurídicos da Criança. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2001.

SHIDA, Válter Kenji. A infração administrativa no Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Atlas, 2009.

____________________.Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência: atualizada de Acordo com o Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2010.