.: Educação, Cidadania e Inclusão Social:.
: Carga Horária: 45
: Créditos: 3
: Ementa
O objetivo dessa disciplina é proceder à investigação científica e ao estudo sistemático baseado nos princípios específicos e constitucionais que regem o Direito à Educação, o pleno
e ilimitado exercício da Cidadania e os mecanismos de Inclusão Social, como forma de efetivação dos princípios elementares do Estado Democrático de Direito e tutela ao princípio
fundamento do ordenamento jurídico que é a dignidade da pessoa humana. Será tratado o Direito à Educação como acesso universal e igualitário, a Educação como mecanismo para o exercício da Cidadania e para a Inclusão Social. O Direito à Educação, conforme previsto no ordenamento jurídico interno, traduz-se em direito e garantia individual e coletiva, bem como direito social, e, tratando-se de criança e adolescente, como direito fundamental especial. O estudo científico e investigativo também abordará políticas públicas de inclusão das minorais, como, por exemplo, a Reserva de Vagas no Ensino Superior, além das medidas legais e políticas adotadas para melhoria do processo ensino-aprendizagem, as mazelas enfrentadas pela Educação, dentre elas, as violências na escola, a exclusão, a evasão escolar,etc.
: Bibliografia básica
ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales, 2001.
ALKIMIN, Maria Aparecida. Bullying: visão interdisciplinar. Campinas: Alínea, 2011.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
ÁVILA, Humberto B. Teoria dos princípios. 6.ed. São Paulo: Malheiros, 2006.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
CURY, Munir; GARRIDO DE PAULA; Paulo Afonso e MARÇURA, Jurandir Norberto. Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado. 5a. edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
____________________(Coordenador).Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 11a. edição, atualizada de acordo com a Lei 12.010, de 3.8.2009. São Paulo: Malheiros, 2010.
ELIAS, Roberto João. Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.São Paulo: Saraiva: 2008.
GHIRARI, José Garcez; VANZELLA, Rafael Domingos Faiardo (orgs). Ensino Jurídico Participativo-Construção de Programas. Experiêcias Didáticas. São Paulo: Saraiva, 2009.-(Série metodologia e ensino. Direito, desenvolvimento e Justiça)
GOMES, Maria Tereza Ville. Direito humano à educação e políticas públicas. Curitiba: Juruá, 2010.
PEREIRA, Tânia da Silva Pereira Guilherme de;OLIVEIRA, Guilherme de (coords.). O Cuidado como Valor Jurídico. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
SILVA, Aida Maria Monteiro;TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVÉRIO, Valter Roberto;MOEHLECKE, Sabrina (orgs). Ações Afirmativas nas Políticas Educacionais-o contexto Pós-Durban. São Carlos: EduFSCar, 2009.
: Bibliografia Complementar
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Cidadania: do direito aos direitos humanos. São Paulo: Editora Acadêmica, 1993.
AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane N. de A. (Orgs.). Infância e violência doméstica: fronteiras do conhecimento. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GALINDO, Lavínea Suely Dorta. O Direito fundamental à educação: inclusão do aluno com necessidades especiais. Maceió: Edufal, 2009.
HADDAD, Sérgio. A educação entre os direitos humanos. Campinas: Autores Associados, 2006.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito à educação: uma questão de justiça. São Paulo: Malheiros, 2004.
LIMA, Maria Cristina de Brito. A educação como direito fundamental. São Paulo: Lúmen Júris, 2003.
LIMA, Martonio M. B. Terrorismo: O desafio da Construção da Democracia Universal. IN:
MALUSCHKE, Günther et alli (Orgs.). Direitos Humanos e Violência: Desafios da Ciência e da Política. Fortaleza: Universidade de Fortaleza/Konrad/Adenauer Stiftung, 2005, v. 1, p. 51-62.
LIMA, Martonio M. B. Jurisdição Constitucional e Efetivação dos Direitos Fundamentais: uma discussão sobre a paz. IN: ROCHA, Fernando Luiz Ximenes; MORAES FILHO, José Filomeno (Orgs.). Direito Constitucional Contemporâneo. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, v. 1, p. 617-636. Página 35/85 - 04/08/2011 16:41:08MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; BERTAGNA, Regiane Helena (Orgs.). O ensino, a ciência e o cotidiano. Campinas: Alínea, 2006.
MONTEIRO, A. Reis. História da educação – do antigo direito de educação. São Paulo: Cortez.
PESSINATTI, Nivaldo Luiz (coord.). A escola no novo milênio. 2ª Ed. São Paulo: Salesianas, 1999.
MUNIZ, Regina Maria Fonseca. O Direito à educação. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
QUEIROZ, José Fleuri. A educação como direito e dever.
RAYO, José Tuvilla. Educação em Direitos Humanos. 2ª Ed. São Paulo: Artmed, 2003.
RODRIGUES, Francisco Luciano Lima; LIMA, Martonio M. B. A identidade cultural e globalização: a cultura como valor além da mercadoria.
IN: COUTINHO, Aldacy et alli (Org.). Liber Amicorum: Homenagem ao Prof. Dr. Antonio José Avelãs Nunes. Coimbra, 2009, v.1, p. 309-324.
RUOTTI, Caren. Violência na Escola: um guia para pais e professores. Caren Ruotti, Renato Alves, Viviane de Oliveira Cubas. São Paulo: Andehep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
SARLET, Ingo Wolfagang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4.ed. Porto Alegre, 2006.
SOUZA, Eliane Ferreira de. Direito à educação – requisito para o desenvolvimento do país. São Paulo: Saraiva, 2010.
|