HISTÓRIA DO OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS

Desde 1997, a UNESCO-Brasil mantém uma linha de pesquisa que focaliza os seguintes temas: juventude, violência, cidadania e vulnerabilidade social. A criação do Observatório de Violências nas Escolas-Brasil – parceria estabelecida entre a UNESCO e a Universidade Católica de Brasília e o Centro UNISAL – tem as funções de incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, bem como propor recomendações às políticas públicas e desenvolver estratégias de prevenção e combate à violência escolar, propor saídas viáveis para o seu enfretamento.

NÚCLEO CENTRO UNISAL - MUNICÍPIO DE LORENA

O Grupo de Pesquisa do Centro UNISAL de Lorena foi implantado em 2005, sob Coordenação da Prof.ª Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler, em Convênio firmado com a Universidade Católica de Brasília (UCB)/UNESCO.
Para pesquisar sobre o tema, formou-se um Grupo Interdisciplinar, integrado por professores e acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, Direito, Psicologia e Ciência da Computação e também, Egressos do Curso de Direito. Desde 2006 o grupo de estudos está cadastrado junto ao CNPq.