OBJETIVOS
ABRIR
  • O observatório de Violências nas Escolas pretende oferecer ao tema um tratamento interdisciplinar, pois as violências assumem uma identidade própria, ainda que se manifestem por meio de expressões muitas vezes tratadas como corriqueiras: as agressões físicas e verbais, as incivilidades, os preconceitos, entre outras manifestações. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado que ocorre em estabelecimentos específicos, o que justifica falar em “violências” e em “escolas” no plural.

FUNCIONAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS
ABRIR
  • O Observatório de Violências nas Escolas pretende oferecer ao tema um tratamento interdisciplinar, pois as violências assumem uma identidade própria, ainda que se manifestem por meio de expressões muitas vezes tratadas como corriqueiras: as agressões físicas e verbais, as incivilidades, os preconceitos, entre outras manifestações. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado que ocorre em estabelecimentos específicos, o que justifica falar em “violências” e em “escolas” no plural.

OBJETIVOS GERAIS
ABRIR
    • Manter um grupo de estudos e pesquisas;
    • Oferecer cursos e inserir conteúdos em cursos existentes sobre a temática, em níveis de graduação e pós-graduação, associados à pesquisa e à extensão, com caráter interdisciplinar e transdisciplinar;
    • Desenvolver programa de pesquisas, incluindo a produção de artigos e monografias;
    • Desenvolver atividades de extensão que permitam a mútua interação com o ensino e a pesquisa.
OBJETIVO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO
ABRIR
    • Oferta regular de disciplinas e seminários nas áreas do conhecimento relacionadas;
    • Inclusão da temática da juventude em componentes curriculares pertinentes;
    • Oferecimento de cursos à comunidade, debates públicos e outras formas de comunicação dos conhecimentos gerados nas pesquisas do Observatório.
OBJETIVOS NA PESQUISA:
ABRIR
    • Articular os projetos à área da Cátedra UNESCO: Juventude, Educação e Sociedade;
    • Disseminar os resultados das pesquisas realizadas por meio de congressos, seminários e conferências voltados ao público de cientistas, decisores e estudantes de graduação e pós-graduação;
    • Participar de eventos e da sua organização, quando for o caso, em instituições relevantes, sobretudo as integrantes da rede;
    • Organizar um banco de dados sobre o tema, visando a contribuir para a implantação de políticas públicas;
    • Publicar os resultados das pesquisas em livros, anais, folhetos e, preferentemente, periódicos externos;
    • Constituir uma biblioteca presencial e/ou virtual para uso público.
OBJETIVOS NA EXTENSÃO:
ABRIR
    • Oferta regular de disciplinas e seminários nas áreas do conhecimento relacionadas;
    • Inclusão da temática da juventude em componentes curriculares pertinentes;
    • Oferecimento de cursos à comunidade e outras formas de comunicação dos conhecimentos gerados pelo Observatório de Violências;
    • Desenvolver, implementar; acompanhar e avaliar projetos-ação em instituições públicas ou privadas no Ensino Básico quanto no Ensino Superior.
GRANDES ÁREAS DE ESTUDO
ABRIR
    • Psicologia do Desenvolvimento e Direitos Humanos;
    • Educação, Juventude e Sociedade;
    • Psicologia educacional e escolar;
    • Violências e Direitos sociais.
LINHAS DE PESQUISA DO GRUPO DE ESTUDOS CADASTRADAS NO CNPq
ABRIR
    • Escola, família e relações sociais;
    • Formação e Atuação do Professor;
    • Gestão e políticas públicas;
    • Juventudes e Direitos Humanos;
    • Pedagogia social, processos de inclusão, acesso e permanência;
    • Violências contra a infância, adolescência e juventudes.