Comportamentos Homofóbicos no Contexto Escolar

Bolsista BICSAL: Carla Regina Ribeiro
Orientação: Profa. Dra. Sônia Maria Ferreira Koehler
Período: agosto de 2007 a julho de 2008

RESUMO:
Este trabalho é parte de um projeto desenvolvido pelo grupo de estudos e pesquisas do Observatório de Violências nas Escolas – Núcleo UNISAL em Lorena/SP, que tem por objetivo aprofundar teoricamente a compreensão sobre a homossexualidade e o comportamento homofóbico e verificar a maneira e as formas de expressão física e/ou verbal destes comportamentos dentro do contexto escolar da rede publica e particular, com o intuito de propor alternativas para a prevenção da violência escolar. A constante dinâmica social e cultural que envolve a constelação familiar passa por uma notável modificação, é comum a mídia divulgar as uniões estáveis entre homossexuais no Brasil, assim como a existência de casos de adoção autorizada por órgãos governamentais. Organizações não governamentais crescem e se espalham pelo País e pelo mundo a favor da luta pelos direitos dos homossexuais, e não obstante, ainda se verifica o preconceito e discriminação através da violência praticada direta ou indiretamente contra estes. Considerando-se que a homofobia é um fenômeno que vem ocorrendo no contexto social de maneira muito peculiar, apresentando-se através de comportamentos que podem ser observados claramente, discretamente ou de forma tão mascarada que as pessoas podem não se dar conta de que o estão praticando, levantou-se a seguinte questão: quais e de que maneira os comportamentos homofóbicos se manifestam dentro do contexto escolar? No primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática em foco e para realização da pesquisa será aplicado um questionário em alunos da 8ª série e do Ensino Médio, com idade entre 13 e 18 anos. Salienta-se que esta pesquisa encontra-se em andamento.

Palavras - chave: Relação interpessoal. Adolescência e homofobia. Contexto escolar e homofobia.