O processo de ensino-aprendizagem e as relações de conflito na sala de aula

Bolsista CNPq: Priscila Leite Gonçalves
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:
Este projeto integra um conjunto de pesquisas elaboradas pelo grupo de estudos e pesquisas do Observatório de Violências na Escola – Núcleo UNISAL em Lorena/SP. Tem por objetivo abordar as situações de conflito e/ou a violência no ambiente escolar – com o foco na percepção do professor sobre o seu comportamento e suas atitudes ao desenvolver suas atividades em sala de aula. O levantamento de informações acerca do fenômeno investigado possibilitará a reflexão sobre a formação e o papel do docente no âmbito escolar, assim como provocará a reflexão sobre o papel da escola na formação das crianças e/ou adolescentes, em seu processo de socialização, no seu desenvolvimento cognitivo e psicológico. Outrossim, agregar dados, conhecimentos e discussões na comunidade científica, propiciando avanços na área, especialmente ao contribuir com as políticas públicas de “formação em serviço” do professor. O primeiro momento da pesquisa visa verificar a existência e as manifestações de violência nas relações entre professores e alunos no ambiente escolar. Os participantes constituem 54 professores das Escolas da Rede Pública Municipal, pertencentes ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2009 e utilizou-se a técnica do “Grupo Focal” e análise de conteúdo.

Palavras–chave: Violência psicológica; Mediação; Relação professor-aluno.

Pesquisa Desenvolvidas na Unidade de Lorena:
Campo de Pesquisa: 5 Escolas da Rede Municipal, uma Escola da Rede Privada
Metodologia: Grupo Focal – Entrevista coletiva – gravada
Participantes: Professores de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Número de Participantes: 68 professores divididos em sete grupos focais