Clima Escolar: Características das incivilidades e o bullying na escola

Bolsista BICSAL: Daiana Martins Moraes
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Prof. Auxiliar: Ms. Daisy Rafaela da Silva

RESUMO:
Este trabalho compõe um projeto - desenvolvido pelo grupo de estudos e pesquisas do Observatório de Violências Núcleo UNISAL em Lorena, SP - que tem por objetivo diagnosticar o “clima escolar no ensino particular e público” para propor formas de prevenção da violência escolar ou - quando necessário - a intervenção.

Esse primeiro momento da pesquisa visa verificar a existência e os tipos de violências verbais e físicas nas relações entre alunos e seus pares, a integração dos alunos nas atividades de grupo, conversas e brincadeiras, assim como constatar o que pensam os alunos sobre a melhor forma de intervenção dos professores nas situações de conflito na Escola, mais especificamente dentro da sala de aula. Para tanto, participaram da pesquisa 132 adolescentes entre 12 e 15 anos do Ensino Fundamental II. Como instrumento de pesquisa aplicou-se um questionário “misto” contendo questões “fechadas” e algumas “abertas” que permitiam ao sujeito explicar sua resposta. Os resultados preliminares constataram um número significativo de alunos excluídos por seus pares nos trabalhos escolares em grupo em classe ou extraclasse, bem como nas atividades de lazer. Outro dado declarado e relevante foi sobre o importante papel do professor como agente participativo e conselheiro nas situações de conflito.

O Perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam...
A UNESCO no Brasil, lançou em 2004, em parceria com o MEC, a pesquisa O Perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... que apresenta um retrato atual dos professores brasileiros do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas, das 27 unidades da Federação. Essa pesquisa contempla características sociais, econômicas e profissionais e foi construída a partir de questionários respondidos por 5.000 docentes, que representam um universo expandido de 1.698.383 professores, sendo 82% da rede pública.

Dando continuidade a esse trabalho, a equipe de pesquisa da UNESCO, em parceria com o Observatório de Violências nas Escolas/BRASIL, coordenada, nesta pesquisa pelos integrantes do Observatório da UNIRIO, levantou dados, nas capitais, em 6 Unidades da Federação, e em duas regiões do interior, uma delas no Município de Lorena através dos integrantes do Observatório de Violências nas Escolas, Núcleo UNISAL/SP Unidade de Lorena.

Objetivo: Quantificar e aprofundar as principais informações que aparecem no questionário, bem como indagar o que pode ser feito em relação as temáticas que mais se destacaram como, por exemplo: importância da família para o desempenho escolar do aluno, o uso das novas tecnologias, a discriminação dos grupos estigmatizados, dentre outros

Pesquisas Desenvolvidas na Unidade de Lorena:
Campo de Pesquisa: 4 Escolas da Rede Municipal
Participantes: 10 alunos dos cursos de Psicologia e Direito
Metodologia: Grupo Focal – Entrevista coletiva – gravada
Sujeitos: Professores do Ensino Fundamental, Médio e do EJA
Número de Participantes: 30 professores divididos em cinco grupos focais
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Dez fitas gravadas foram enviado para a UNIRIO – Prof. Fernanda Nunes – Responsável pelo Observatório- Núcleo UNIRIO