Convívio familiar e desenvolvimento psicossocial da criança

Período: agosto de 2010 à agosto de 2011
Bolsista CNPq:
Francine Antunes Pinho de Vasconcellos
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:
Orientação: O presente projeto visa identificar no ambiente escolar, características de comportamentos sociais no desenvolvimento psicossocial da criança na fase da terceira infância e buscar relações com a qualidade do convívio familiar e analisar o desempenho e/ou a adaptação social da criança na escola. Este projeto tem com justificativa a compreensão deste fenômeno permitindo assim que outros estudos nesta área sejam realizados visando o desenvolvimento adequado da criança. Esta pesquisa terá como participantes um total de 40 crianças, 20 do sexo feminino e 20 do sexo masculino, que cursam a 2ª a 4ª série do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Lorena, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Para a coleta de dados serão aplicados dois instrumentos: um questionário que será respondido pelos professores para a seleção dos alunos que participarão da pesquisa, e um desenho temático, pedido as crianças selecionadas pelos professores: 20 crianças que apresentam desempenho escolar insuficiente e/ou dificuldades de socialização e 20 crianças que apresentam ótimo desempenho escolar e socialização adequada para a aplicação do desenho temático. Para a análise dos dados, os desenhos serão analisados através da técnica de desenhos projetivos. Ao final das análises poderemos propor alternativas para a escola na orientação familiar visando ao desenvolvimento adequado da criança.

Palavras-chave: violência psicológica; desenvolvimento psicossocial; socialização na escola

Pesquisas Desenvolvidas na Unidade de Lorena:
Campo de Pesquisa: Três Escolas da Rede Municipal
Instrumento: Questionários para professores, desenho temático para as crianças.
Metodologia de análise: Quantitativa e análise de desenho - projetivo
Participantes: Alunos do 2º ao 4º ano da Rede Municipal de Ensino
Número de Participantes: 44 alunos