Indisciplina Escolar: atitudes e sentimentos de professores diante das incivilidades da sala de aula

Período: agosto de 2010 à agosto de 2011
Bolsista:
Thiago Ribeiro Borges
Orientação:
Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:
O tema deste estudo é uma necessidade de se investigar a atuação dos educadores diante de comportamentos indisciplinados manifestados no cotidiano da sala de aula e as conseqüências mentais e emocionais geradas pela constante atuação do profissional na intervenção de tais atitudes. Este projeto se justifica pela necessidade de uma maior compreensão deste fenômeno social o que permitirá a realização de investigações mais consistentes e aprofundadas para auxiliar os docentes na resolução de tais conflitos. O objetivo deste estudo é analisar as manifestações da indisciplina na sala de aula e entender as consequências destes comportamentos sobre os professores e as atitudes realizadas por eles diante de tais incivilidades e no resultado proporcionado pelo clima da sala. Esta pesquisa teve como participantes uma amostra de 58 professores que atuam no 8º e no 9º ano do ensino fundamental em três escolas municipais e uma particular de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, desta forma esta pesquisa se classifica como um levantamento. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário composto por vinte de três questões fechadas, havendo questões dicotômicas e de múltipla escolha, e uma questão aberta. Para o tratamento dos dados ocorreu a mensuração e categorização dos resultados e posteriormente a interpretação destes sob à luz de teorias.

Palavras-chave: Estresse do professor. Relação professor-aluno. Indisciplina e estresse.

Pesquisas Desenvolvidas na Unidade de Lorena:
Campo de Pesquisa: Cinco escolas: três escolas da Rede Municipal, uma da rede estadual e uma particular.
Instrumento: Aplicação de questionário Metodologia de análise: quantitativa e analítica
Participantes: Professores que lecionam no 8º e 9º ano do ensino fundamental
Número de Participantes: 58 professores