A percepção do corpo técnico-pedagógico sobre a violência nas escolas

Período: agosto de 2011, finalização prevista para julho de 2012
Bolsista CNPq:
Bárbara Silva Ramos
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:

O presente projeto de pesquisa integra o grupo de pesquisas do Observatório de Violências nas Escolas do UNISAL/SP/Lorena. O fenômeno das violências nas escolas, estabelece-se como preocupante pelas sequelas que diretamente atinge alunos e professores impedindo a escola de cumprir o seu papel como lugar de conhecimento, de formação do ser humano no processo que envolve o ensino e a aprendizagem, portanto é função da universidade contribuir para o entendimento do fenômeno. O objetivo da pesquisa é Identificar e percepção do corpo técnico-pedagógico sobre as violências nas escolas e suas causas; avaliar os níveis de satisfação e insatisfação do corpo docente e discente com o clima escolar; detectar os mecanismos utilizados pela escola no enfrentamento das violências; apontar alternativas. Caracteriza-se como descritiva e exploratória e será aplicada nas Escolas da rede Municipal de Lorena. O instrumento será composto por três questionários aplicados aos professores para o levantamento dos seguintes dados: percepção das violências e identificação dos mecanismos utilizados pela escola para prevenção, redução e/ou enfrentamento do problema.

Palavras chave: Violências nas Escolas. Mediação Escolar. Violência e Mediação.

Instrumento: Aplicação de questionários e grupo focal
Metodologia: análise quantitativa e descritiva
Participantes: Professores e alunos de escolas públicas municipais
Número de Participantes: 74 (até dezembro de 2011)