Homofobia, violência e educação: um estudo comparativo sobre a representação social de uma população de estudantes do ensino superior.

Período: Agosto de 2015 - Termino: Julho de 2016 – Com pedido de prorrogação para o segundo semestre.
Bolsista CNPq:
André Luiz Monteiro de Souza Netto
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Co-Orientação: Me. Jéssica de Sousa Villela

RESUMO:
Em 2005 foi estabelecida parceria com a UCB (Universidade Católica de Brasília), com a finalidade de integrar uma rede de instituições de ensino superior nacionais e internacionais de Observatórios de Violências nas Escolas para o aprofundamento do tema violências na escola: conflitos, clima escolar, exclusão, preconceitos, direitos humanos, convívio, tolerância e respeito pelo “Ser” humano no ambiente escolar. Em 2008, o UNISAL passou a compor a Cátedra UNESCO: Juventude, Educação e Sociedade. A presente pesquisa faz parte de um conjunto de projetos realizados pelo Observatório de Violências nas Escolas, do Núcleo UNISAL, Lorena/SP sob a coordenação da Professora Drª Sonia Maria Ferreira Koehler. O projeto aqui apresentado tem por objetivo investigar a representação social do fenômeno homofobia, segundo o relato de universitários de cursos de licenciatura de universidades públicas e privadas, estabelecendo um comparativo a outra pesquisa realizada por bolsista do observatório no período de 2014 e 2015, na cidade de Lorena/SP com universitários dos cursos de licenciatura, futuros profissionais da educação. É fundamental que os universitários dos cursos de licenciatura futuros professores tenham acesso a informações que os levem a desmistificar certas ideias que estão solidificadas com base na falta de conhecimento. É importante para o jovem entender a importância de um convívio social saudável e respeitável, entendendo as diferenças presentes durante a socialização. A pesquisa será levada ao comitê de ética e apenas após a aprovação será realizada a aplicação do instrumento de pesquisa nos participantes da pesquisa. O participante não será identificado e todas as suas informações pessoais permaneceram em sigilo, o mesmo poderá deixar de fazer parte da pesquisa a qualquer momento do trabalho.

Palavras–chave: Homofobia, homossexualidade, licenciaturas, educação, representação social.