Educação em direitos humanos: comparação entre a percepção de professores do ensino superior e do ensino fundamental e médio.

Período: Agosto de 2015 - Termino: Julho de 2016 – Com pedido de prorrogação para o segundo semestre.
Bolsista CNPq:
Alessandra Campos Silva de Carvalho
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Co-Orientação: Me. Jéssica de Sousa Villela

RESUMO:
Esse projeto faz parte Observatório de Violências nas Escolas do UNISAL/SP e visa investigar o conhecimento que os professores possuem acerca do significado da Educação em Direitos Humanos, bem como propor alternativas de ações para a reflexão e conscientização através de debates e palestras, além de compor a organização de banco de dados sobre a temática da Educação em Direitos Humanos e publicar em revistas científicas e acadêmicas os resultados das investigações. O presente estudo procura investigar a percepção dos professores acerca da educação em direitos humanos. A coleta de dados se dará em duas etapas: a primeira consiste em entrevistas à professores do Centro Universitário Salesiano da Unidade de Lorena e professores de uma escola da rede pública de Lorena que ofereça ensino fundamental e médio. A segunda etapa constitui-se na tabulação e tratamento dos dados via o software Alceste, os quais, posteriormente serão analisados pela Análise de Conteúdo. A partir desses resultados espera-se conhecer a percepção dos professores do ensino superior e do ensino fundamental e médio acerca da Educação em Direitos Humanos e proporcionar uma reflexão que instigue ações eficazes para elaboração de metodologias que trabalhem de forma ética a temática da Educação em Direitos Humanos.

Palavras–chave: Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; percepção do professor.