Inclusão escolar: perspectiva, realidade e intervenção na comunidade educativa de Guaratinguetá/SP

Período: Agosto de 2015 - Termino: Julho de 2016.
Bolsista CNPq:
Debora Almeida do Val
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Co-Orientação: Me. Jéssica de Sousa Villela

RESUMO:
O presente projeto de iniciação científica é vinculado ao Observatório de Violências nas Escolas que compõe a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. O Observatório pretende oferecer ao tema da violência um tratamento interdisciplinar, compreendendo que as violências compõem um fenômeno complexo e multifacetado que ocorre na sociedade como um todo. As violências podem se manifestar por meio de expressões muitas vezes corriqueiras como agressões físicas e verbais, preconceitos, negligência etc. Nesse sentido, a violação de um direito também pode ser considerada uma forma de violência. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral conhecer e compreender a visão dos professores e gestores da rede pública de ensino do município de Guaratinguetá/SP. Partimos da hipótese de que muitas vezes, os professores e gestores desconhecem e não implementam práticas inclusivas na suas concepções pedagógicas e nas metodologias de ensino. Os participantes da pesquisa serão professores e gestores da rede pública de ensino do município de Guaratinguetá/SP. Os participantes serão convidados a participar do estudo. Os dados serão coletados através de um questionário semiestruturado e de entrevista com professores e gestores da rede de ensino, sendo que os dados serão tabulados e, em seguida, serão submetidos ao software Alceste. Com a pesquisa, espera-se uma maior compreensão do fenômeno da inclusão na percepção de professores e gestores, para com isso desenvolver técnicas de intervenção para garantir a efetividade da educação Inclusiva conforme a legislação brasileira.

Palavras–chave: inclusão; deficiente; escola, necessidades especiais.