Vulnerabilidade e violência na adolescência: como os socioeducadores compreendem os direitos e deveres de adolescentes em conflito com a lei?

Período: Agosto de 2015 - Termino: Julho de 2016 – Com pedido de prorrogação para o segundo semestre.
Bolsista CNPq:
Georgiano Joaquim Pereira Antonio dos Santos
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Co-Orientação: Me. Jéssica de Sousa Villela

RESUMO:
O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Observatório de Violências nas Escolas que se constitui em um núcleo de estudos e pesquisas do UNISAL de São Paulo, sediado na unidade de Lorena e, desde 2005, integra a Rede de Observatórios de Violências nas Escolas. Ancorado no eixo de pesquisa Psicologia do desenvolvimento e Direitos Humanos, o presente projeto tem como objetivo investigar como os agentes de apoio socioeducativo (socioeducadores) de uma instituição que atende adolescentes em conflito com a lei compreende os direitos e deveres desses adolescentes. Os objetivos específicos desta pesquisa são: investigar o conhecimento que os socioeducadores possuem acerca do ECA; propor momentos de discussão dos dados coletados e refletir sobre possíveis estratégias de intervenção frente ao tema do trabalho. A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira será feita a revisão bibliográfica além do desenvolvimento de instrumentos para o enquadramento da pesquisa na instituição. Na segunda etapa será feita a pesquisa de campo para realizar a caracterização da instituição e as entrevistas com os socioeducadores. Os dados quantitativos serão analisados usando métodos descritivos e os dados qualitativos serão submetidos a uma análise de conteúdo. Espera-se que a pesquisa possibilite a reflexão por parte dos socioeducadores referente à identidade social do adolescente infrator, bem como a reflexão e, posteriormente, a possível transformação das estratégias de intervenção utilizadas.

Palavras–chave: adolescente em conflito com a lei; ECA; socioeducador.