A gravidez na adolescência e a escola: capacitando professores.

Período: Agosto de 2015 a Julho de 2016.
Bolsista CNPq:
Alessandra Maria Cardoso da Silva
Orientação: Profa. Dra. Joviane Marcondelli Dias Maia
Co-Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:
A presente pesquisa faz parte de um conjunto de projetos realizados pelo Observatório de Violências nas Escolas, do Núcleo UNISAL, Lorena/SP, que abarca o tema da Gravidez na Adolescência e as suas interfaces com a escola. Apesar do decréscimo do número de adolescentes grávidas no Brasil, a gravidez na adolescência ainda se constitui um tema preocupante, tanto por sua incidência, como por se relacionar a diversos riscos relacionados à gestante como ao desenvolvimento infantil dos filhos de mãe e/ou pais adolescentes. Os professores frequentemente se deparam na escola com esse tema, não estando muitas vezes instrumentalizado para lidar com o mesmo. Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que forneceu subsídios para os próximos passos. Nesse segundo momento, o presente estudo terá como objetivos: a) Investigar as percepções de professores, gestores e orientadores pedagógicos acerca da gravidez, parentalidade e conjugalidade na adolescência, e suas implicações; bem como sobre a educação sexual na escola; b) Desenvolver materiais e apostilas educativas, com linguagem simples e acessível com objetivo de capacitar e instrumentalizar educadores da Rede Municipal de Ensino, aprimorarando seus conhecimentos sobre o tema da gravidez, parentalidade e conjugalidade na adolescência; e c) Refletir sobre estratégias de intervenções na área, visando maximizar o papel da escola como Rede de Proteção. Os participantes serão professores, gestores e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino que estejam envolvidos com adolescentes seja no ensino formal ou projetos extracurriculares. Serão realizadas entrevistas com os participantes visando conhecer a percepção dos mesmos sobre a temática proposta, bem como subsidiar a elaboração de materiais educativos que possibilitem a capacitação de professores na área. Espera-se que por sua posição privilegiada o professor possa atuar como importante agente de promoção de ações que visem minimizar riscos frente à ocorrência de uma gestação nessa fase, bem como contribuir para sua prevenção.

Palavras–chave: Gravidez na adolescência; Escola; Redes de apoio.