Direitos humanos, justiça e educação: Percepções de alunos do ensino superior.

Período: Agosto de 2013 – Término: Julho de 2015.
Bolsista CNPq:
Daniéverson Tadeu Dantas dos Santos
Orientação: Profª. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler

RESUMO:
A presente pesquisa se vincula ao projeto de investigação em rede intitulado articulada pela Cátedra UNESCO de Juventude Educação e Sociedade: Percepciones de Justiça Y Derechos Humanos de Grupos Sociales Específicos. A necessidade de investigação da temática tem se ampliado, diante do agravamento dos casos de violação de direitos e das violências nas escolas nos últimos anos, que trouxe o tema ao centro das preocupações e discussões quanto à garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Nesse contexto tornou-se pertinente a investigação da percepção sobre direitos humanos e justiça sob a ótica dos alunos de ensino superior, pois estes serão futuros cidadãos e, responsáveis pela a difusão de direitos humanos. Esta pesquisa visou investigar o conhecimento que os estudantes do UNISAL - Lorena possuem acerca do significado de direitos humanos e justiça; propor alternativas de ações para a reflexão e conscientização através de debates e palestras; compor a organização de banco de dados sobre a temática dos direitos humanos e justiça; publicar em revistas científicas e acadêmicas com os resultados das investigações; contribuir com o estabelecimento de rede de pesquisa interinstitucional e plurinacional sobre a temática dos direitos humanos e da justiça. A pesquisa é exploratória e descritiva, estruturada em dois questionários, um com perguntas abertas e outro constituído a partir das respostas do anterior com perguntas fechadas. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo. A amostra compreendeu os alunos dos primeiros e últimos anos dos cursos de Psicologia (Licenciatura e Bacharelado), Pedagogia, Direito, Administração, Ciências da computação, Filosofia e Matemática.

Palavras–chave: Direitos humanos, educação, justiça.