A violência no âmbito escolar e necessidades educativas especiais.

Período: Agosto de 2013 - Término: Julho de 2015.
Bolsista CNPq:
Ana Paula Peixoto de Almeida
Orientação: Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler
Co-Orientação: Profª. Dra. Joviane Marcondelli Dias Maia

RESUMO:
Esta pesquisa procurou compreender o possível quadro de violência escolar que possa envolver alunos com necessidades educativas especiais, visando aprofundar o conhecimento sobre tal fenômeno. Estudos da ONU (2004) contém a afirmação de que as pessoas com deficiência estão mais expostas a serem vítimas de violência e têm menor chance de obtenção de intervenção eficaz do Estado, diante da violação aos seus direitos ou de cuidados preventivos, ante a sua vulnerabilidade. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo, envolveu o estudo de três casos em uma escola da rede pública municipal. O estudo teórico foi iniciado em 2013 e os procedimentos no campo de pesquisa aconteceram no primeiro e segundo semestre de 2014. A coleta de dados abrangeu análise dos documentos da escola, observação de três alunos que frequentavam a escola no período da manhã e apresentam necessidades educativas especiais. Foram feitas entrevistas com professores, diretores e família. Os resultados demonstraram que embora a escola se proponha a receber alunos com necessidades educativas, ainda não suficiente o apoio pedagógico e social para o desenvolvimento das crianças que acabam por ficar isoladas, no fundo da sala, com seus cuidadores que não possuem conhecimentos específicos na área. Durante o estudo pudemos observar que uma das crianças sofria bullying. Ficou constatado que a carência econômica e social das famílias dificultava o acesso a profissionais especializados ou a assistência das políticas públicas fornecidas pelo município.

Palavras–chave: Bullying e deficiência; necessidades educativas especiais.