QUEM SOMOS?
ABRIR
  • Observatório de Violências nas Escolas se constitui em um núcleo de estudos e pesquisas do UNISAL de São Paulo, sediado na unidade de Lorena e desde 2005 integra a Rede de Observatórios de Violências nas Escolas. A rede é formada por instituições nacionais e internacionais, cuja sede é na Universidade Católica de Brasília – UCB, para tanto desenvolvemos um trabalho conjunto na forma de termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, compondo a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade criada pela UCB, e aprovada pela UNESCO, em 2008. Hoje a Cátedra abriga toda a rede de Observatórios.

QUEM PODE PARTICIPAR?
ABRIR
  • Todas as pessoas interessadas em Educação, Desenvolvimento Humano, Direitos Humanos e na Construção de uma Cultura de Paz.
    a) Professores que trabalham no UNISAL e alunos matriculados no UNISAL;
    b) Alunos e professores de outras instituições de ensino superior;
    c) Profissionais do ensino público estadual ou municipal;
    d) Pessoas vinculadas a instituições que atendam os interesses da infância e juventude, por ex: ONGs, Conselho Tutelar, Centros de Referência da Infância e Juventude, Conselho de Direitos etc., através de parcerias estabelecidas para cooperação de pesquisas e projetos-ação.

COMO INSCREVER-SE NO GRUPO DE ESTUDOS?
ABRIR
  • 1. Inscrever-se no Grupo de Estudos do Observatório de Violências nas Escolas.
    Entrar em contato: obsviolencia@lo.unisal.br ou pelo telefone: (12) 31592033 – Ramal 279.
    2. Integrar-se ao grupo de estudos e optar por uma das formas de participação. Cf. no item
    Como pode participar?

O QUE É O GRUPO DE ESTUDOS?
ABRIR
  • É um grupo que integra a Rede de Observatórios de Violências nas Escolas, sediado na Universidade católica de Brasília. O grupo do UNISAL está cadastrado no CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa desde 2006 e tem por objetivo principal potencializar ações (pesquisa e intervenção nos três níveis primário, secundário e terciário) junto às escolas no diagnóstico, monitoramento e enfrentamento, assim como na prevenção das múltiplas manifestações de violência e discriminação.

COMO POSSO PARTICIPAR?
ABRIR
  • Excluindo bolsistas e estagiários vinculados ao Observatório, a participação de cada pessoa é feita em termos de acordo de cooperação voluntária. Há várias formas de participar, mas todas as formas devem estar alinhadas aos objetivos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Portanto cabe ao interessado apresentar suas intenções /ou projeto ao Observatório de Violências para que seja avaliado segundo os critério e interesses das ações e das linhas de pesquisas estabelecidas pelo grupo de professores que fazem parte do corpo permanente.

O QUE É O CORPO PERMANENTE DO OBSERVATÓRIO
ABRIR
  • Configura-se como corpo permanente professores Doutores, Mestres e Especialistas do UNISAL ou de outra instituição de Ensino Superior integrante do grupo de estudos. Todo professor deve estar articulado, pelo menos a uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Observatório e mover esforços efetivos para a produção científica nas grandes áreas de estudo propostas.

QUEM SÃO OS BOLSISTAS E ESTAGIÁRIOS?
ABRIR
  • Alunos da graduação ou pós-graduação matriculados no UNISAL que apresentam projetos de pesquisa com a orientação de um professor-pesquisador, integrante do grupo de estudos do Observatório de Violências e recebem fomento de alguma agência para o desenvolvimento de pesquisa. Ex: FAPESP, CNPq, BicSAL entre outras.

    Alunos da graduação e pós-graduação. Devem ser alunos que apresentam bom desempenho acadêmico. Deverão agendar uma entrevista e entregar os seguintes documentos:
    a) atestado de matrícula;
    b) atestado escolar comprovando a inexistência de dependências e carta de apresentação e recomendação do Coordenador do Curso e de um professor participante do corpo permanente do observatório e do grupo de estudos.

O QUE SÃO INSTITUIÇÕES PARCERIAS?
ABRIR
  • São instituições que concordam em participar através de documento com termos de cooperação de ambas as partes: UNISAL/Observatório de Violências. A instituição deverá constituir um representante no grupo de estudos e firmar um acordo para o desenvolvimento de pesquisas ou projetos-ação.

GRANDES ÁREAS DE ESTUDOS:
ABRIR
  • 1. Psicologia do Desenvolvimento e Direitos Humanos
    2. Educação, Juventude e Sociedade
    3. Psicologia educacional e escolar
    4. Violências e Direitos sociais

LINHAS DE PESQUISA DO GRUPO DE ESTUDOS CADASTRADAS NO CNPQ
ABRIR
  • Escola, família e relações sociais
    Formação e Atuação do Professor
    Gestão e políticas públicas
    Juventudes e Direitos Humanos
    Pedagogia social, processos de inclusão, acesso e permanência
    Violências contra a infância, adolescência e juventudes

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO:
ABRIR
  • a) Frequentar apenas as reuniões do grupo de estudos como ouvinte;
    b) Participar mediante a apresentação de um projeto de pesquisa e/ou projeto – ação: extensão primária, secundária ou terciária, que deverá ser aprovado pelo corpo de professores permanente integrantes do Observatório;
    c) Todo projeto aprovado deverá ser acompanhado pelo menos por um professor que pertence ao corpo permanente.
    OBS: Todos os que desejam participar devem assinar um termo de adesão como voluntário e inscrever-se na Plataforma Lattes do CNPq.

    O que é Projeto – ação: extensão primária, secundária ou terciária
    Esses objetivos podem ser alcançados através de um ou mais níveis de intervenção, adaptados junto à comunidade ou ao meio escolar.
    Primária: engloba todas as estratégias dirigidas a comunidade escolar objetivando a melhoria da convivência escolar;
    Programas de esclarecimento/conscientização para professores, pais e alunos;
    Campanhas pelos meios de comunicação; Inovação nos conteúdo dos currículos.
    Secundária: envolve a identificação precoce da assim chamada “população vulnerável”; Inclui intervenção direta, por mediação – arbitragem e encaminhamento especializado (situações que envolvem conflitos, exclusão).
    Terciária: dirigida a indivíduos que já são agressores ou vítimas no sentido de reduzir as consequências adversas do fenômeno ou de evitar que o indivíduo sofra processualmente sofrimento inútil e/ou bloqueie seu desenvolvimento.

PROJETO DE PESQUISA: ELEMENTOS DO PROJETO
ABRIR
  • 1. Tema
    2. Justificativa
    3. Colocação de problema(s) ou Definição de problemas
    4. Objetivos da pesquisa
    5. Caracterização do estudo
    6. Definição das hipóteses (depende do tipo do estudo) Hipótese geral e hipóteses secundárias 7. Aspectos metodológicos da investigação (amostragem, técnicas de coleta de dados, interpretação dos dados)
    8. Cronograma
    9. Orçamento
    10. Bibliografia

    Projeto – ação (deverá ser anexado um documento em papel timbrado da proposta pela instituição interessada designando o responsável pelo projeto e demais participantes)
    1. Tema
    2. Justificativa
    3. Objetivos
    4. Público alvo
    5. Descrição da proposta de ação (palestras, cursos, oficinas etc.) com o resumo da temática e responsáveis
    6. Cronograma
    7. Orçamento
    8. Bibliografia

PROFESSORES PESQUISADORES - CORPO PERMANENTE 2012
ABRIR