Observatório de Violências nas Escolas se constitui em um núcleo de estudos e pesquisas do UNISAL de São Paulo, sediado na unidade de Lorena e desde 2005 integra a Rede de Observatórios de Violências nas Escolas. A rede é formada por instituições nacionais e internacionais, cuja sede é na Universidade Católica de Brasília – UCB, para tanto desenvolvemos um trabalho conjunto na forma de termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, compondo a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade criada pela UCB, e aprovada pela UNESCO, em 2008. Hoje a Cátedra abriga toda a rede de Observatórios.
Todas as pessoas interessadas em Educação, Desenvolvimento Humano, Direitos Humanos e na Construção de uma Cultura de Paz.
a) Professores que trabalham no UNISAL e alunos matriculados no UNISAL;
b) Alunos e professores de outras instituições de ensino superior;
c) Profissionais do ensino público estadual ou municipal;
d) Pessoas vinculadas a instituições que atendam os interesses da infância e juventude, por ex: ONGs, Conselho Tutelar, Centros de Referência da Infância e Juventude, Conselho de Direitos etc., através de parcerias estabelecidas para cooperação de pesquisas e projetos-ação.
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1. Inscrever-se no Grupo de Estudos do Observatório de Violências nas Escolas.
Entrar em contato: obsviolencia@lo.unisal.br ou pelo telefone: (12) 31592033 – Ramal 279.
2. Integrar-se ao grupo de estudos e optar por uma das formas de participação. Cf. no item
Como pode participar?
É um grupo que integra a Rede de Observatórios de Violências nas Escolas, sediado na Universidade católica de Brasília. O grupo do UNISAL está cadastrado no CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa desde 2006 e tem por objetivo principal potencializar ações (pesquisa e intervenção nos três níveis primário, secundário e terciário) junto às escolas no diagnóstico, monitoramento e enfrentamento, assim como na prevenção das múltiplas manifestações de violência e discriminação.
Excluindo bolsistas e estagiários vinculados ao Observatório, a participação de cada pessoa é feita em termos de acordo de cooperação voluntária. Há várias formas de participar, mas todas as formas devem estar alinhadas aos objetivos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Portanto cabe ao interessado apresentar suas intenções /ou projeto ao Observatório de Violências para que seja avaliado segundo os critério e interesses das ações e das linhas de pesquisas estabelecidas pelo grupo de professores que fazem parte do corpo permanente.
Configura-se como corpo permanente professores Doutores, Mestres e Especialistas do UNISAL ou de outra instituição de Ensino Superior integrante do grupo de estudos. Todo professor deve estar articulado, pelo menos a uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Observatório e mover esforços efetivos para a produção científica nas grandes áreas de estudo propostas.
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Alunos da graduação ou pós-graduação matriculados no UNISAL que apresentam projetos de pesquisa com a orientação de um professor-pesquisador, integrante do grupo de estudos do Observatório de Violências e recebem fomento de alguma agência para o desenvolvimento de pesquisa. Ex: FAPESP, CNPq, BicSAL entre outras.
Alunos da graduação e pós-graduação. Devem ser alunos que apresentam bom desempenho acadêmico. Deverão agendar uma entrevista e entregar os seguintes documentos:
a) atestado de matrícula;
b) atestado escolar comprovando a inexistência de dependências e carta de apresentação e recomendação do Coordenador do Curso e de um professor participante do corpo permanente do observatório e do grupo de estudos.
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São instituições que concordam em participar através de documento com termos de cooperação de ambas as partes: UNISAL/Observatório de Violências. A instituição deverá constituir um representante no grupo de estudos e firmar um acordo para o desenvolvimento de pesquisas ou projetos-ação.
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1. Psicologia do Desenvolvimento e Direitos Humanos
2. Educação, Juventude e Sociedade
3. Psicologia educacional e escolar
4. Violências e Direitos sociais
Escola, família e relações sociais
Formação e Atuação do Professor
Gestão e políticas públicas
Juventudes e Direitos Humanos
Pedagogia social, processos de inclusão, acesso e permanência
Violências contra a infância, adolescência e juventudes
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a) Frequentar apenas as reuniões do grupo de estudos como ouvinte;
b) Participar mediante a apresentação de um projeto de pesquisa e/ou projeto – ação: extensão primária, secundária ou terciária, que deverá ser aprovado pelo corpo de professores permanente integrantes do Observatório;
c) Todo projeto aprovado deverá ser acompanhado pelo menos por um professor que pertence ao corpo permanente.
OBS: Todos os que desejam participar devem assinar um termo de adesão como voluntário e inscrever-se na Plataforma Lattes do CNPq.O que é Projeto – ação: extensão primária, secundária ou terciária
Esses objetivos podem ser alcançados através de um ou mais níveis de intervenção, adaptados junto à comunidade ou ao meio escolar.
Primária: engloba todas as estratégias dirigidas a comunidade escolar objetivando a melhoria da convivência escolar;
Programas de esclarecimento/conscientização para professores, pais e alunos;
Campanhas pelos meios de comunicação; Inovação nos conteúdo dos currículos.
Secundária: envolve a identificação precoce da assim chamada “população vulnerável”; Inclui intervenção direta, por mediação – arbitragem e encaminhamento especializado (situações que envolvem conflitos, exclusão).
Terciária: dirigida a indivíduos que já são agressores ou vítimas no sentido de reduzir as consequências adversas do fenômeno ou de evitar que o indivíduo sofra processualmente sofrimento inútil e/ou bloqueie seu desenvolvimento.
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1. Tema
2. Justificativa
3. Colocação de problema(s) ou Definição de problemas
4. Objetivos da pesquisa
5. Caracterização do estudo
6. Definição das hipóteses (depende do tipo do estudo) Hipótese geral e hipóteses secundárias 7. Aspectos metodológicos da investigação (amostragem, técnicas de coleta de dados, interpretação dos dados)
8. Cronograma
9. Orçamento
10. BibliografiaProjeto – ação (deverá ser anexado um documento em papel timbrado da proposta pela instituição interessada designando o responsável pelo projeto e demais participantes)
1. Tema
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Público alvo
5. Descrição da proposta de ação (palestras, cursos, oficinas etc.) com o resumo da temática e responsáveis
6. Cronograma
7. Orçamento
8. Bibliografia
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Coordenadores (as) de Equipe:
Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Ferreira Koehler
E-mail : soniakoehler@hotmail.com
Currículo Lattes
Profª Me. Jéssica de Sousa Villela ACRESCENTAR
E-mail : jessica.sousasv@gmail.com
Currículo Lattes
Componentes do Grupo de Estudo:
Coordenadora do Observatório de Violências: Profª Drª Sonia Maria Ferreira Koehler
Currículo Lattes
Prof.ª Dr. Sonia Maria Ferreira Koehler
Currículo Lattes
Prof.ª Dr. Ana Maria Viola de Sousa
Currículo Lattes
Prof.ª Dr. Daisy Rafaela da Silva
Currículo Lattes
Prof.ª Dr. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Currículo Lattes
Prof.ª Ms. Jéssica de Sousa Villela
Currículo Lattes
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Currículo Lattes
Maria Aparecida Alkimin
Currículo Lattes
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Currículo Lattes
Paulo Celso Magalhães
Currículo Lattes
Rosemary Cardoso Cabral
Currículo Lattes
Bolsistas CNPq:
Alessandra Campos Silva de Carvalho- Curso de Psicologia
Currículo Lattes
Alessandra Maria Cardoso Silva- Curso de Psicologia
Currículo Lattes
Georgiano Joaquim Pereira Antonio dos Santos- Curso de Psicologia
Currículo Lattes
Sabrina da Silva Corrêa – Curso de Psicologia
Currículo Lattes
Estagiários:
André Luiz Monteiro de Souza Netto
Currículo Lattes
Equipe de voluntários:
Ewellin Valesca Rodrigues dos Santos (Psicologa e Especialista em Formação docente para o ensino superior)
Currículo Lattes
Jaciele Maria dos Santos (Graduanda em Pedagogia)
Currículo Lattes