PROJETO
“ESCOLA ESTADUAL GABRIEL PRESTES,
110 ANOS DE ENSINO”
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Com base nas experiências que adquiri
participando dos Projetos Conde Moreira Lima e Euclides da Cunha
(2004/2005) - coordenados pela Professora Euni Vieira e Silva, em
parceria com a Secretaria de Cultura, Sociedade Amigos da Cultura
e I.E.V. da cidade de Lorena - além dos cursos extracurriculares
que freqüentei e a proposta de estágio da EE Gabriel
Prestes, cujo objetivo enfatizar a comemoração dos
110 anos da escola, colaborei com a organização do
projeto “Gabriel Prestes -110 anos de ensino” , juntamente
com a professora Vera Lúcia de Freitas Pozzatti e colegas
de estágio, Diego de Souza Guardiano dos Reis e Verônica
Piedade dos Santos.
O projeto integrou-se ao da escola: “Gabriel
Prestes Revisitado” – um projeto interdisciplinar proposto
no início do ano e coordenado pelas professoras Maria Lúcia
Soares Rodrigues e Ana Maria Giffoni Soares, financiado pela Secretaria
Estadual de Educação.
Das atividades e eventos programados, o
livro “Escola Estadual ‘Gabriel Prestes’ 1895
– 2005- 110 anos de ensino”, o documentário “Gabriel
Prestes- 110 anos de ensino” , a sessão solene na Câmara
Municipal de Lorena e a exposição “Gabriel Prestes
revisitado” foram concretizados.
Quanto a organização do livro,
para sua concretização foram importantes as contribuições
das professoras Karina Cobianchi Caetano Amorim da Silva e Maria
Bonilia Pimentel Souza, que fizeram com seus alunos jornais e livros,
contando a história da escola e de seu patrono; das Professoras
Eunice Ferreira Nunes, Berenice Salvador Bocico, Maria Cristina
da Mota Pousa Rodriguez, Glauce Maria Rodrigues de Azevedo e Ruth
Rocha Ribeiro Braga, que orientaram seus alunos na produção
de poemas. Os demais dados foram frutos da pesquisa por mim realizada.
Outra contribuição especial foi a do ex-aluno Elder
Hosokawa, que escreveu suas memórias, compondo o sexto capítulo
do livro.
O livro “Escola Estadual ‘Gabriel
Prestes’ 1895 – 2005- 110 anos de ensino”, é
composto de 7 capítulos: Capítulo I. Breve histórico
da cidade de Lorena. Capítulo II. A Educação
na República. Capítulo III. Quem foi Gabriel Prestes.
Capítulo IV. Histórico dos 110 anos do Primeiro Grupo
Escolar de Lorena. Capítulo V. Euclides da Cunha e o filho
adotivo do seu amigo Gabriel Prestes. Capítulo VI. Lembranças
de Lorena e do grupo escolar Ginásio Gabriel Prestes (1970-1973).
Capítulo VII. A Fanfarra FAGAP.
O livro traz trabalhos dos alunos das várias
séries do ensino fundamental e médio, fotos do professor
Ércio Molinari, do arquivo da escola, do meu arquivo pessoal
e a lista de professores e funcionários do ano de 2005.
Por fim, faz-se necessário agradecer
a colaboração do Arquivo Histórico da Biblioteca
Municipal de Lorena, que deu total apoio e atenção
ao trabalho.
Sobre o vídeo-documentário
“Gabriel Prestes - 110 anos de ensino”, ressalte-se
que é o primeiro da história da escola. Foi produzido
pela parceria que solicitei entre o Unisal (setor de projetos) e
a Fatea (Professor Jefferson José Ribeiro de Moura, coordenador
do Curso de Rádio e TV e os alunos Ana Paula Lange Gomes,
Juliana de Souza Leite, Arildo Carvalho Junior e funcionário
Wanderson Oliveira). O vídeo conta a história da escola,
apresentando fotos antigas e atuais da escola, além de entrevistas
com o Sr. Guido Gilberto do Nascimento - que foi professor e assistente
de diretor da escola - D. Ana Eloy do Nascimento - que foi professora
e assistente de diretor - Vera Lúcia de Freitas Pozzatti
– que foi Professora - Sra Dulcinéa Gomes Santos Fonseca
- ex-aluna e atual diretora - Professor Antonio Tadeu de Miranda
Alves - ex-aluno - e Olga Arantes – foi estagiária
na escola, na época em que fazia o Curso Normal de Professores.
Inicialmente, a Sessão Solene não
constava no projeto da Escola. Ao descobrir que o prédio
do Primeiro Grupo Escolar de Lorena, o “Gabriel Prestes”
fora instalado no local onde hoje é a Câmara Municipal,
surgiu a idéia!
Para a sua realização houve
a colaboração de várias pessoas e instituições:
O UNISAL, que apoiou o projeto com recursos materiais e humanos,
em especial, a professora coordenadora do curso de História,
Elisa Regina G. Salles Torquato e Roberta Werneck Magalhães,
mestre de cerimônia, juntamente com João Paulo Vieira
e Silva A. Nunes, aluno de 3º ano de Jornalismo da FATEA. O
compositor e professor Davi Coura Borges apresentou músicas
que compôs especialmente para o projeto, intituladas: “Meu
Gabriel Prestes” (sobre a escola) e “Gabriel Prestes”
(sobre o patrono), colaborando também com o roteiro final
do documentário.
Também a Câmara Municipal apoiou
o projeto, cedendo o espaço para a Sessão Solene,
tendo marcado presença: o Sr. Presidente da Câmara,
Dr. Marcelo Bustamante e os vereadores Fábio Marcondes, Zé
Antonio do Ministério do Trabalho, Dalva da Saúde,
Roberto Bastos de O. Júnior (Totô) e Marcelinho Alvarenga.
O prefeito de Lorena, Dr. Paulo Neme também
apoiou o projeto, fazendo-se presente à sessão de
Câmara, dando o devido valor ao nosso patrimônio histórico
e cultural.
A Sessão ocorreu no dia 23/11/2005,
sendo que sua pauta contou com projeção de fotos,
elaborada pela Professora Ana Maria Giffoni, denominada “Gabriel
Prestes Revisitado”, apresentação do coral GAP,
formado por alunas no projeto Escola da Família, apresentação
do vídeo-documentário. Ao término da Sessão
ocorreu o lançamento do livro. Estavam presentes professores,
funcionários, ex-diretores e outras autoridades.
Sobre a exposição “Gabriel
Prestes revisitado”, na Casa da Cultura de Lorena, coordenada
pela professora Ana Giffoni, houve a colaboração do
coordenador da Escola Mauro Celso da Silva, das professoras Maria
Inez Andrade, Glauce Maria Rodrigues de Azevedo e dos alunos dos
períodos da manhã e tarde. Trabalhos confeccionados
durante o ano todo estiveram expostos, como diversos painéis
de fotos antigas e atuais da escola.
Enfim, ao apresentar este relato quero
dizer que o único propósito que tive como estagiária
e futura professora foi o de contribuir para a preservação
da nossa memória e identidade. Tudo foi apenas uma pequena
iniciativa para ajudar no resgate da história do 1° Grupo
Escolar de Lorena. Assim, quero reafirmar que o estagiário
é um parceiro e um colaborador da escola.