Página inicial

Inscrições

Comitê Organizador

Comissão Científica





    APRESENTAÇÃO


II SEMINÁRIO DE BENS CULTURAIS DA IGREJA
26 e 27 de agosto de 2022


Centro Universitário Salesianos, Campus Pio XII


Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida. As novas congregações religiosas que chegam ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo a regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social viessem a ser contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho. Em 1881, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho (1826-1894) participa do lançamento da pedra fundamental do Lyceu de Artes, Officios e Commercio; três anos depois é lançada pedra da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, atualmente Santuário, obras vinculadas a Congregação dos Salesianos.

Neste sentido, devemos lembrar da atuação do Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850-1930) que, em 1894, durante sua visita e estada em Roma, como procurador de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, terá como incumbência trazer congregações religiosas para atuar nas missões e no ensino, tendo em vista o panorama religioso, cultural e educacional do Brasil, resultante dos diversos processos políticos desencadeados no período imperial e continuados na transição ao republicano. Além das novas missões, destacamos as reformas em ordens religiosas já atuantes no Brasil desde o século XVI, como os beneditinos. Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

Este seminário versará sobre temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a Beleza e a contemplação do Divino. Os convidados para esta edição do evento são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

O evento tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, seja do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.





    REALIZAÇÃO

  



    APOIO


    Datas Importantes

Lançamento do edital no site
25 de fevereiro de 2022

Início da submissão de proposta de comunicação
26 de fevereiro

Data final de submissão de propostas
9 abril de 2022

Resultado dos trabalhos aprovados
14 de maio de 2022

Recepção do trabalho final para publicação
16 de julho de 2022



E-mail para contato: seminariobensculturais@gmail.com