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DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS E OS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO I

DIREITOS HUMANOS, MINORIAS E GRUPOS VULNERÁVEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS


DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS E OS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO I
    APRESENTAÇÃO - ABRIR
  • Realizou-se, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), na Unidade de Lorena, nos dias 4 e 5 de outubro de 2018, o V Seminário Internacional de Direito (SEMIDI), por inciativa do Programa de Mestrado em Direito e com o apoio institucional da Reitoria do Centro UNISAL. O tema do evento foi o seguinte: As conquistas, retrocessos e desafios na concretização dos Direitos Humanos (DH): 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição Brasileira.
    Entre os assuntos relevantes do evento estacaram-se os relativos aos Avanços e Retrocessos dos Direitos Humanos no mundo, à Concretização dos Direitos Fundamentais e Sociais, à problemática da Violência, da Globalização e das crises do Estado Pós-Moderno.
    Mas, além destes debates estimulados por vários conferencistas oriundos de várias Universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do México, da Espanha e de Portugal, houve a apresentação de artigos científicos em cinco grupos de trabalho (G.T.), que analisaram a temática dos Direitos Humanos relativos às Minorias, aos Direitos Difusos e Coletivos, ao Multiculturalismo e ao Meio Ambiente.
    Esta apresentação diz respeito ao G.T. 2, intitulado Direitos Sociais Fundamentais, Direitos Difusos e Coletivos e os instrumentos de Concretização.
    Houve, antes, a apresentação oral, seguida de debates, dos seguintes trabalhos:
    1) A Educação Domiciliar como via de concretização do Direito à Educação: uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
    Autor: Jarbas José dos santos Domingos;
    2) A Educação enquanto Direito Social Fundamental e as Políticas Públicas de Concretização;
    Autoras Clérinter Cristina Brito das Chagas e Milena Zampieri Sellmann;
    3) A Educação no Brasil: uma analise epistemológica dos Direitos Fundamentais e Constitucionais à Educação.
    Autores: Geralcilio José Pereira da Costa Filho e Victor Jácomo da Silva;
    4) A Efetividade das Leis de Incentivo à Cultura em Projetos Socioeducativos.
    Autor: Sergio Andreucci;
    5) A Epistemologia da Educação: o Direito à Educação e à Cidadania Plena.
    Autor: Pablo Jiménez Serrano;
    6) Limitar por que? Contributos Jurídicos e Sociais para ampliação do Salário-adoção para quem adota adolescentes e a efetivação do Direito Humano à Proteção Social no Brasil.
    Autoras: Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci e Michelle Asato Junqueira;
    7) O Agir comunicativo à luz das políticas públicas Educacionais no Brasil. Autores: Terciana Cavalcanti Soares e José Marcos Miné Vanzella;
    8) O Benefício de Prestação Continuada nos trinta anos de vigência da Constituição Federativa do Brasil de 1988.
    Autores: Emerson da Silva Carvalho e Victor Jácomo da Silva.
    Os artigos apresentados e agora disponibilizados através da publicação eletrônica estabelecem o repensar e a informação como meio de concretização dos Direitos Sociais Fundamentais na Área Educacional, nas Leis de incentivo à Cultura, no Salário-adoção e no Benefício de Prestação Continuada.
    A Sociedade inteira, caracterizada nesta época por mudanças rápidas e profundas, também através destes novos meios de comunicação, pode e deve ser sensibilizada rumo à Efetividade de Direitos Humanos.

    Coordenadores:
    Profa. Dra. Ana Maria Viola de Sousa (UNISAL)
    Prof. Dr. Lino Rampazzo (UNISAL)
    Prof. Antonio Sávio da Silva Pinto (UNISAL)

    SUMÁRIO

  • 1) A EDUCAÇÃO DOMICILIAR COMO VIA DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
    Jarbas José dos Santos Domingos
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    2) A EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONCRETIZAÇÃO.
    Clérinther Cristina Brito das Chagas e Milena Zampieri Sellmann
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    3) A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA ANALISE EPISTEMOLOGICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E CONSTITUCIONAIS À EDUCAÇÃO
    Geralcilio José Pereira da Costa Filho e Victor Jácomo da Silva
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    4) A EFETIVIDADE DAS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA EM PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS
    Sergio Andreucci
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    5) A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO: O DIREITO À EDUCAÇÃO E A CIDADANIA PLENA
    Pablo Jiménez Serrano
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    6) PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA: O DIREITO DE SEREM INCLUÍDOS NA EQUIPE ESCOLAR
    Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva e Maria Aparecida Campos Diniz
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    7) O AGIR COMUNICATIVO À LUZ DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
    Terciana Cavalcanti Soares e José Marcos Miné Vanzella
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    8) O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA NOS TRINTA ANOS DE VIGÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
    Emerson da Silva Carvalho e Victor Jácomo da Silva
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    9) LIMITAR POR QUÊ? CONTRIBUTOS JURÍDICOS E SOCIAIS PARA A AMPLIAÇÃO DO SALÁRIO-ADOÇÃO PARA QUEM ADOTA ADOLESCENTES E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO HUMANO À PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL
    Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci e Michelle Asato Junqueira
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DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS E OS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO II


DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS E OS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO III


MULTICULTURALISMO, CONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA, POLÍTICA E CIDADANIA


DIREITOS HUMANOS, GLOBALIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO


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