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    EIXOS TEMÁTICOS

Temática 2019:

Dinâmica do IV CONISE: Conferência de abertura, palestras, mesas de debates, comunicações orais e pôsteres de participantes nacionais e internacionais contemplando os seguintes eixos temáticos.

  IV Congresso Internacional Salesiano de Educação e X Seminário Sobre Educação Sociocomunitária
  Eixos
1 - Educação e Diversidade Sociocultural
    Educação, diferenças e diversidades socioculturais (de idade, de gênero, de etnia, de classe, de religiosidade) e os efeitos nos processos e práticas educacionais. Interfaces entre Educação e Cultura hegemônica e contra-hegemônica. A pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade como elementos de tensões e contradições no real.
2 - Estado, Políticas e Gestão da Educação
    Mudanças no papel do Estado e a educação. Direito à educação. Financiamento da educação no Brasil. Sistemas de avaliação e educação. Políticas educacionais e trabalho docente. Reformas educacionais e a gestão da educação. Gestão escolar democrática.
3 - Formação de professores e trabalho docente
    Formação inicial e continuada de professores. Desenvolvimento profissional docente. Formação de professores e trabalho docente. Cotidiano escolar: articulação entre formação, pesquisa e trabalho docente. Parceria universidade-escola.
4 - Educação, Cultura e Artes
    Pressupostos teóricos, fundamentos, poéticas e estéticas da arte na vida, no corpo, no cotidiano. Os movimentos e as manifestações culturais em diferentes linguagens. A Educação e as relações com a tradição e a inovação.
5 - Educação, História e Oralidades
    Educação em diálogo com a história do tempo presente, as visões e interpretações de grupos, tradicionalmente, invisibilizados e não ouvidos, amplificando as vozes e tensionando as versões oficiais e os discursos hegemônicos. Diversidade oriunda da experiência de narrar, de ouvir e de registrar discursos, fundamentalmente, orais, como resistência, potencializando ações micropolíticas e cotidianas nos processos e práticas educacionais. Educação e a metodologia da História Oral.
6 - Educação, tecnologias e linguagens multimídias
    Revoluções científicas e tecnológicas como determinantes das mudanças e tendências do comportamento e do desenvolvimento sócio-econômico-cultural. A emergência de novos paradigmas epistemológicos, tecnológicos e políticos, a intervalos cada vez menores de tempo, exigindo versatilidade da análise e da prática educativa. A imposição de mudanças comportamentais e profissionais, em face da transitoriedade das novas demandas mercadológicas. A instrumentalização de novas tecnologias e sua recepção de modo reflexo ou transformador pela prática educativa.
7 - Educação Popular e Pesquisas Sociocomunitárias
    Problematização de pesquisas e sistematizações teórico-metodológicas com pessoas de diferentes grupos populares, comunidades, movimentos e práticas sociais. Saberes, conhecimentos e metodologias com compromisso ético, social e político de melhoria das condições de educação brasileira e latino-americana. Denúncias e anúncios descortinados nas pesquisas em educação. Processos de aprender-e-ensinar gestados em investigações pautadas na interculturalidade e intersubjetividade entre pesquisadoras/es e sujeitos participantes da pesquisa. Diálogos entre diferentes epistemologias.
8 - Pedagogia Social
    Pedagogia Social. Gestão Pública e a Educação Social. Animação Sociocultural. Juventudes e Educação Social. Pedagogia Social na América Latina. Pedagogia Social, Movimentos Sociais e o papel das Mídias Sociais. Diferentes espaços da Educação Social: Educação Social de Rua, Prisional e do Campo. Educação Social e Educação Escolar.
9 - Educação e Direitos Humanos
    Princípios e dimensões histórico-filosóficas. Educação e Direitos Humanos nos âmbitos interno e internacional. Garantias constitucionais e jurisprudência em matéria de Educação e Direitos Humanos. Direito à educação e o pleno desenvolvimento da personalidade humana. Direito à educação para a promoção da compreensão, da tolerância e da cooperação. Direitos Humanos e Educação Sociocomunitária. Educação e Direitos Humanos dos refugiados e migrantes.
10 - Educação não formal, a cidade e o campo
    O campo da Educação não formal, constituição, historicidade e conceituação. Os espaços-tempo e as problemáticas de enfrentamento na Educação não formal. A ideia-força do município educador. O município (cidade e campo) como patrimônio histórico, cultural, artístico, arquitetônico, econômico, social, natural ou patrimônio total.




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