Apresentação

Eixos temáticos

Programação

Inscrições

Envio de trabalhos

Local do Evento

Hotéis e Restaurantes

Histórico do UNISAL

Comitê Organizador

Comissão Científica

Eventos Anteriores

Fale conosco





    HISTÓRICO DO UNISAL




O Liceu Coração de Jesus inaugurou, no ano de 1939, em São Paulo, a Faculdade de Administração e Finanças, com os primeiros cursos universitários salesianos devidamente reconhecidos pelo governo. Mantida pelos salesianos, a Faculdade funcionou no Liceu até 1964, quando foi transferida para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Na década de 1950, os responsáveis pela formação dos salesianos perceberam que era necessário obter o reconhecimento oficial para os estudos de Filosofia realizados pelos estudantes, especialmente os seminaristas. Assim, em 11 de fevereiro de 1952, nasceu a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena/SP, autorizada pelo Decreto do Presidente da República. Essa foi a segunda Instituição de Educação Superior Privada a se instalar no interior do Estado de São Paulo e a primeira particular no Vale do Paraíba.

Em 1972, os salesianos do Colégio D. Bosco, em Americana/SP, fundaram o Instituto de Ciências Sociais, primeira Instituição de Ensino Superior da cidade.

Para atender à crescente demanda de especialistas na região de Campinas, polo de excelência em Tecnologia, foi criada, em 1987, a Faculdade Salesiana de Tecnologia (FASTEC), com os Cursos Superiores de Formação de Tecnólogos em Eletrônica Industrial e Instrumentação e Controle, a partir da base tecnológica já oferecida pela Escola Salesiana São José.

Assim, quando as Faculdades Salesianas de Lorena, Campinas e Americana foram integradas, em 1993, tendo como sede acadêmica a cidade de Americana (Parecer CFE nº 131/93, homologado pela Portaria nº 209 de 19/2/93) iniciou-se o processo, no MEC, da sua transformação em Centro Universitário, tendo o Liceu Coração de Jesus, de São Paulo, como Entidade Mantenedora.

O resultado foi o Decreto Presidencial de 24 de novembro de 1997, que erigiu as Faculdades Salesianas em Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – com as Unidades que já existiam nas Faculdades Salesianas (Americana, Campinas – São José e Lorena). Após a publicação do Decreto, foi aberto o novo Campus de Campinas (Liceu Nossa Senhora Auxiliadora) e uma nova Unidade, a de São Paulo, com os Campi Liceu Coração de Jesus e Santa Teresinha. Em 2005, foi autorizado o funcionamento do Curso de Teologia, no Campus Pio XI, no Alto da Lapa, também em São Paulo, curso existente desde 1931.

Atualmente, o UNISAL integra o conjunto de 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) existentes em 21 países da América, Ásia, África, Europa e Oceania.

O UNISAL, hoje, ministra cursos de Graduação, Pós-Graduação lato e stricto sensu (Especialização e Programas de Mestrado), de Aperfeiçoamento e de Extensão em quatro Unidades: Americana (Campi Dom Bosco e Auxiliadora), Campinas (Campi Liceu e São José), Lorena (Campus São Joaquim) e São Paulo (Campi Sta. Teresinha e Pio XI)

O Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana – SP nasceu com a benção da pedra fundamental do Oratório São Domingos Sávio aos 16 de outubro de 1949. Essa data entrou para a história, pois marca o nascimento da obra que acompanharia, bem de perto e de forma decisiva, o crescimento e o progresso da cidade.

1972 – Em 10 de maio foi autorizado o funcionamento dos cursos de Ensino superior: Administração de Empresas, Pedagogia e Serviço Social.

O UNISAL tem marcado a história do ensino superior na região de Americana pelo seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados a comunidade e sua identidade, refletida na missão salesiana de educar e desenvolver pessoas que tenham como fundamento moral de sua existência a ética e compromisso com o próximo.

A unidade Americana do Centro UNISAL oferece desde 1999 a pós-graduação, em sua forma Stricto-Sensu, volta-se para a realização da missão salesiana ao oferecer dentro do espírito de educação continuada o aprimoramento profissional de cidadãos que têm participado ativamente da construção de sua realidade social. Já são mais de 200 dissertações ao logo desses anos, com discussões na área da educação formal, não formal e informal.

O Programa de Mestrado em Educação do Centro UNISAL é proposto tanto para atender à procura crescente pela qualificação em pesquisa e aperfeiçoamento docente, como atender à expansão e à evolução das organizações e das demandas sociais, oferecendo um ambiente de pesquisa e formação para a investigação científica e a docência.






PÁGINA INICIAL   |   FALE CONOSCO
E-mail: mestrado.americana@unisal.br
Equipe de TI - UNISAL | Lorena/SP - 2019